“Este trabalho é importante porque irá gerar renda aos jovens e proporcionar a permanência deles na região de Araçuaí, em Minas Gerais.” Com essas palavras, Mariana Madureira, uma das sócias da Raízes, sintetiza o curso de formação da Fabriqueta de Turismo da Cooperativa Dedo de Gente, projeto do CPCD – no Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento.
Para começar, as sócias Mariana e Jussara Rocha foram acolhidas por aquela recepção tipicamente mineira, calorosa como sempre. Foram cinco dias de curso, entre 27 e 31 de maio, na querida região do Vale do Jequitinhonha. Um tempo precioso com os jovens cheios de alto astral e vontade de crescer.
“Acho que o trabalho da Raízes vem para acrescentar e muito, é uma parceria que trabalha e enxerga o nosso modo de ver. Foi uma semana de muita informação, planejamento, de pegar e fazer, e tudo isso com apoio e propósito”, disse Pamella Rodrigues Silveira, que mora na região e participou da formação.
A Raízes continua a acompanhar o desenvolvimento dos jovens da região, sendo responsável pela formação básica para que a Fabriqueta de Turismo comece, de fato, a funcionar. Transformação e desenvolvimento. Palavras que significam muito para as mulheres da Raízes, que não param de mostrar que é possível, sim, mudar a vida das pessoas.
E assim se fortalece ainda mais os laços com a região mineira do Vale do Jequi: dando força aos projetos inspiradores que o CPCD organiza, seja na área da educação, permacultura – que engloba métodos holísticos para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana – e na área cultural.