Quem busca a comunicação não-violenta?

Nos meus breves contatos anteriores com a comunicação não-violenta, achava que ela era uma metodologia usada especialmente por psicólogos. Na verdade, nem pensava muito sobre isso até que passei a entender mais do trabalho da Raízes na execução dos projetos sociais. E eis que surgiu a oportunidade de participar de uma formação para “Facilitação com…

Veja mais

Como andam os empreendimentos turísticos que capacitamos em Cabo Verde

Parte do nosso trabalho é a satisfação em receber atualizações das pessoas que passaram por nosso caminho em projetos que executamos. Um deles foi o desenvolvimento de empreendedores nas áreas rurais da ilha de Santo Antão, em Cabo Verde, no continente africano [relembre aqui], entre 2015 e 2016. Um verdadeiro intercâmbio. Reciprocidade de relações comerciais,…

Veja mais

Cultura indígena e turismo: como funciona a prática de visitar povos e populações tradicionais

“Sem território não tem cultura indígena. Território é cultura, é natureza, é alma, é ancestralidade”, Nadson Nei Cultura indígena e turismo podem caminhar juntos em prol de manter os costumes e tradições dos povos originários, gerar renda, conservar o meio ambiente, movimentar a economia e desenvolver o país. Essa prática é chamada etnoturismo e, no…

Veja mais

O que podemos trocar sobre turismo comunitário e sustentabilidade em Ilhabela

Turismo colaborativo. Construir. Co-criar. colaborar: 1 – Trabalhar em comum com outrem. 2 – Agir com outrem para a obtenção de determinado resultado. 3 – Ter participação em obra coletiva, geralmente literária, cultural ou científica. Acreditamos no poder da colaboração, da troca de ideias e da co-criação (saiba mais neste Cafezim!) para impactar o mundo…

Veja mais