
Quando falamos em transformação nos territórios, estamos falando também sobre reconhecer e valorizar o que já existe neles: os saberes das comunidades tradicionais, a diversidade da natureza e das culturas que se entrelaçam. No vídeo mais recente da Raízes, o tema é a importância da sociobiodiversidade e como ela orienta nossa forma de atuar junto a comunidades, organizações e territórios em todo o Brasil.
Mas afinal, o que é sociobiodiversidade?
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), sociobiodiversidade é o conjunto de interações entre a diversidade biológica e a diversidade cultural dos povos e comunidades tradicionais, que historicamente conservam e manejam os recursos naturais de forma sustentável. Ou seja, trata-se de reconhecer os saberes locais, os modos de vida e as práticas que contribuem para a preservação ambiental e a geração de renda.
Na Raízes, esse olhar se traduz em projetos que valorizam soluções baseadas na natureza visando a geração de renda para grupos produtivos locais. É assim que ampliamos o impacto socioambiental positivo dos nossos clientes e otimizamos os recursos investidos nos territórios.
Ao conectar biodiversidade, cultura e desenvolvimento, a sociobiodiversidade deixa de ser apenas um conceito e se torna uma prática transformadora. Uma forma de fazer diferente, com propósito e com pertencimento!
Saiba mais sobre como a Raízes atua para transformar realidades por meio da sociobiodiversidade pelo vídeo abaixo.