Nós somos a Raízes

Somos um negócio social formado por especialistas comprometidas com a transformação positiva. Co-criamos soluções para problemas diversos usando a sustentabilidade como premissa. Nosso principal campo de atuação é:

  • Turismo sustentável e produção associada

    artesanato | gastronomia | agroecologia | cultura

  • Empreendedorismo
  • Governança e gestão de redes
  • Investimento Social Privado

Equipe

A Raízes sabe que tão importante como bons projetos e iniciativas são as pessoas que os fazem acontecer! É por isso que tem tanto orgulho de reunir em seu time pessoas competentes, comprometidas e acima de tudo engajadas. Nossa equipe acumula diferentes competências e experiências, mas acima de tudo compartilha um enorme desejo de mudar o mundo!

Mariana Madureira

Co-fundadora e diretora

Jussara Rocha

Sócia e consultora

Lucila Egydio

Consultora

Mayra Sayuri

Consultora

O que fazemos

Projetos de geração de renda e estratégias de economia colaborativa
Planejamento colaborativo e co-criação de soluções
Qualificação empreendedora e modelagem de negócios
Planejamento de governança, associativismo e formação de redes
Desenvolvimento humano e social focado em colaboração e empoderamento
Desenvolvimento integrado de turismo e sua produção associada
Criação de conteúdo, workshops, palestras e campanhas de engajamento
Sensibilização, inspiração e organização de visitas de benchmarking
Monitoramento de projetos e criação de indicadores qualitativos

Como fazemos

Nossa metodologia de trabalho é flexível e adaptável a diferentes necessidades. Não tem receita de bolo! Mas a gente deixa aqui um desenho de etapas possíveis para tornar mais tangível as possibilidades de co-criação de projetos com a Raízes.

Algumas premissas:

  • Focamos nas pessoas (human centered design) e nas necessidades dos indivíduos em diferentes culturas e circunstâncias;
  • Nossos projetos são co-criados com clientes e beneficiários, muitas vezes sendo exatamente a ponte entre empresas e comunidades. O projeto deve ser, desde sua concepção, uma ação colaborativa e de co-responsabilidade;
  • A sustentabilidade é compreendida como uma necessidade e uma busca incessante. Ao longo do projeto sempre temos escolhas e devemos nos perguntar quais são ecologicamente mais corretas, economicamente mais viáveis e socialmente mais justas;
  • Acreditamos no desenvolvimento de forma sistêmica, isto é, complexa e interconectada. Tudo que realizamos cria mais resultados indiretos e não-mensuráveis do que calculáveis. A gente ama os resultados qualitativos e os indicadores “fora da caixa”.
null

Conhecer

O primeiro passo para o desenho de um projeto em um território ou organização é entender suas características e especificidades. Nessa etapa de trabalho, investigamos dados secundários, realizamos pesquisas presenciais ou remotas, entrevistas, visitas de campo, buscamos bancos de imagens, mapas, relatórios, estatísticas oficiais e outras fontes que nos permitam aproximar e compreender melhor o lugar e as pessoas.

saiba mais

null

Inspirar

Inspiração nos move… Inspiração traz energia para encarar novos desafios e ventila possibilidades que – em um redemoinho de estímulos – se trombam e geram sinapses, soluções criativas e inovação.

saiba mais

null

Articular

A Raízes trabalha com sensibilização, mobilização e articulação fundamentais para o início de projetos coletivos e transformadores. Encontrar as pessoas certas e conectar as pontas de um desenho maior é uma das nossas grandes expertises.

saiba mais

null

Cocriar

Diferente dos planos hierarquizados de cima para baixo (top down), o planejamento participativo (ou bottom up) coloca em circulação a inteligência coletiva, empodera os atores e gera sinergia.

saiba mais

null

Realizar

Mais importante que planejar é só fazer sair do papel as boas ideias. A Raízes gosta de ver as coisas acontecerem! Por isso oferecemos apoio na realização de projetos comunitários ou projetos para empresas e ONGs.

saiba mais

null

Acompanhar

Tão importante quanto realizar bons projetos é garantir a permanência deles ao longo do tempo. A avaliação dos resultados e monitoramento periódico dos projetos realizados é um dos segredos para manutenção de benefícios gerados.

saiba mais

Onde já implementamos projetos

Veja alguns de nossos clientes e parceiros

projetos e cases de sucesso

reconhecimentos

o que falam de nós por aí

novidades da Raízes

  • Celebração de projetos muito além de festejar. É reconhecer e renovar!

    Assim como na vida em que os ritos são comemorados com festas e separam a fase de solteiro da fase de casado, a fase de estudante da fase profissional, entre tantas outras, nos projetos coletivos não deveria ser diferente. É nisso que acredita a metodologia de gestão de projetos Dragon Dreaming, criada pelo australiano John…

  • Projetos de desenvolvimento e suas agradáveis surpresas

    Têm desdobramentos da vida e de projetos de desenvolvimento que tocamos que acabam tomando proporções antes inimagináveis! Isso, especialmente quando eles são desenvolvidos com planejamento, foco e tempo de maturação. Nos últimos dias, ficamos sabendo de um operador da Itália que passou a oferecer o destino de Santo Antão, em Cabo Verde. A inspiração dele…

  • Nem todo negócio é social – mas pode ser do BEM

    Negócio social é, na definição do Nobel da Paz Muhammad Yunus, “uma empresa sem perdas nem dividendos, projetada para atingir um objetivo social dentro do mercado. É diferente de uma organização sem fins lucrativos porque o negócio deve buscar gerar um lucro modesto, mas este será usado para expandir o alcance da empresa, melhorar o…

  • O que significa ser patrocinador em tempos colaborativos?

    Patrocinar um bom projeto não é pouca coisa. É viabilizar um evento, tirar uma ideia do papel e, muitas vezes, transformar vidas. Patrocinar vai além de contribuir financeiramente com um projeto socioambiental, especialmente agora, em tempos colaborativos. Mas qual é o real significado disso? Abaixo falo um pouco sobre o que os projetos esperam de…

  • Renda e empoderamento em região marcada pela mineração

    Tem coisas que valem mais que renda financeira: autoestima, confiança, solidariedade, respeito, evolução, aprendizado, empoderamento. Esses foram alguns dos benefícios da Feira Sabores do Morro, desenvolvida por moradores do Morro D’àgua Quente – uma região de Minas Gerais marcada pela mineração –, com orientação técnica da Raízes e apoio financeiro da VALE. Mas é claro,…

  • Sobre empoderamento feminino, reconhecimento e o seu preconceito

    Preciso falar do Prêmio Claudia! Foi pura emoção. Ter sido indicada com um negócio social já foi sensacional. Mas a campanha que marcou o hall de chegada do Teatro JK e o filme de abertura do evento foram ainda mais incríveis. Mulheres de todas as idades relataram momentos em que ouviram que “já eram velhas”…

entre em contato

+55 11 2373-0036

Rua Minerva, 156 – Perdizes
São Paulo – SP
CEP: 05007-030

Av. Getúlio Vargas, 1492 – Savassi
Belo Horizonte – MG
CEP 30112-021

Rua Senador Pompeu, 82 – Centro
Rio de Janeiro – RJ
CEP 22080-101

siga-nos

Queremos você por perto!