Nós somos a Raízes

Somos um negócio social formado por especialistas comprometidas com a transformação positiva. Co-criamos soluções para problemas diversos usando a sustentabilidade como premissa. Nosso principal campo de atuação é:

  • Turismo sustentável e produção associada

    artesanato | gastronomia | agroecologia | cultura

  • Empreendedorismo
  • Governança e gestão de redes
  • Investimento Social Privado

Equipe

A Raízes sabe que tão importante como bons projetos e iniciativas são as pessoas que os fazem acontecer! É por isso que tem tanto orgulho de reunir em seu time pessoas competentes, comprometidas e acima de tudo engajadas. Nossa equipe acumula diferentes competências e experiências, mas acima de tudo compartilha um enorme desejo de mudar o mundo!

Mariana Madureira

Co-fundadora e diretora

Jussara Rocha

Sócia e consultora

Lucila Egydio

Consultora

Mayra Sayuri

Consultora

Jamile Chadud

Estagiária

Endaira Santos

Estagiária

Marli Luísa

Articuladora Local

Maria Sonia

Consultora

Maria Luiza Spolaor

Consultora

Yvonne Ivanescu

Colaboradora

Poliana Martins

Mobilizadora local

O que fazemos

Projetos de geração de renda e estratégias de economia colaborativa
Planejamento colaborativo e co-criação de soluções
Qualificação empreendedora e modelagem de negócios
Planejamento de governança, associativismo e formação de redes
Desenvolvimento humano e social focado em colaboração e empoderamento
Desenvolvimento integrado de turismo e sua produção associada
Criação de conteúdo, workshops, palestras e campanhas de engajamento
Sensibilização, inspiração e organização de visitas de benchmarking
Monitoramento de projetos e criação de indicadores qualitativos

Como fazemos

Nossa metodologia de trabalho é flexível e adaptável a diferentes necessidades. Não tem receita de bolo! Mas a gente deixa aqui um desenho de etapas possíveis para tornar mais tangível as possibilidades de co-criação de projetos com a Raízes.

Algumas premissas:

  • Focamos nas pessoas (human centered design) e nas necessidades dos indivíduos em diferentes culturas e circunstâncias;
  • Nossos projetos são co-criados com clientes e beneficiários, muitas vezes sendo exatamente a ponte entre empresas e comunidades. O projeto deve ser, desde sua concepção, uma ação colaborativa e de co-responsabilidade;
  • A sustentabilidade é compreendida como uma necessidade e uma busca incessante. Ao longo do projeto sempre temos escolhas e devemos nos perguntar quais são ecologicamente mais corretas, economicamente mais viáveis e socialmente mais justas;
  • Acreditamos no desenvolvimento de forma sistêmica, isto é, complexa e interconectada. Tudo que realizamos cria mais resultados indiretos e não-mensuráveis do que calculáveis. A gente ama os resultados qualitativos e os indicadores “fora da caixa”.
null

Conhecer

O primeiro passo para o desenho de um projeto em um território ou organização é entender suas características e especificidades. Nessa etapa de trabalho, investigamos dados secundários, realizamos pesquisas presenciais ou remotas, entrevistas, visitas de campo, buscamos bancos de imagens, mapas, relatórios, estatísticas oficiais e outras fontes que nos permitam aproximar e compreender melhor o lugar e as pessoas.

saiba mais

null

Inspirar

Inspiração nos move… Inspiração traz energia para encarar novos desafios e ventila possibilidades que – em um redemoinho de estímulos – se trombam e geram sinapses, soluções criativas e inovação.

saiba mais

null

Articular

A Raízes trabalha com sensibilização, mobilização e articulação fundamentais para o início de projetos coletivos e transformadores. Encontrar as pessoas certas e conectar as pontas de um desenho maior é uma das nossas grandes expertises.

saiba mais

null

Cocriar

Diferente dos planos hierarquizados de cima para baixo (top down), o planejamento participativo (ou bottom up) coloca em circulação a inteligência coletiva, empodera os atores e gera sinergia.

saiba mais

null

Realizar

Mais importante que planejar é só fazer sair do papel as boas ideias. A Raízes gosta de ver as coisas acontecerem! Por isso oferecemos apoio na realização de projetos comunitários ou projetos para empresas e ONGs.

saiba mais

null

Acompanhar

Tão importante quanto realizar bons projetos é garantir a permanência deles ao longo do tempo. A avaliação dos resultados e monitoramento periódico dos projetos realizados é um dos segredos para manutenção de benefícios gerados.

saiba mais

Onde já implementamos projetos

Veja alguns de nossos clientes e parceiros

projetos e cases de sucesso

reconhecimentos

o que falam de nós por aí

novidades da Raízes

  • Cafezim com… Fabriqueta de Turismo

    Há dois anos a Raízes articulou, junto ao CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento), a criação da Fabriqueta de Turismo na Cooperativa Dedo de Gente, em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. As fabriquetas são núcleos de produção de tecnologias populares, com características e funções comunitárias, que visam ao fortalecimento da renda familiar. O objetivo…

  • Crowdfunding quer viabilizar roteiro de inverno na Guarda do Embaú/SC

    Nem só de praia deve viver o turismo e, infelizmente, essa é a atual realidade na Guarda do Embaú. O destino, na costa de Santa Catarina, é um verdadeiro paraíso natural! Referência em surf, repleto de trilhas em áreas de proteção ambiental, banhado pelo Rio da Madre e rico em uma cultura que inclui a…

  • Raízes completa 10 anos, e de presente? Um site novo!

    Completar 10 anos de negócio social no Brasil é, sim, uma grande conquista! Estudos mostram que o país tem apenas 140 empreendedores sociais, 84 desenvolvedores e (menos ainda) 14 investidores, segundo dados de 2011 do Aspen Institute of Development Entrepreneurs (ANDE). E qual seria uma boa maneira de se auto presentear? Para nós da Raízes…

  • Raízes é case de estudo da FDC sobre empreendedorismo social

    A manhã desta quinta-feira, 14, foi de muita troca e aprendizado para a Raízes, especialmente para a sócia e diretora Mariana Madureira, que participou do encontro Poder das Sinergias – Parcerias entre empreendedores sociais e empresas. Organizado pela Fundação Dom Cabral, o evento teve como objetivo apresentar a pesquisa de mesmo nome, idealizada pelo professor Heiko…

  • Tomada de decisão: como escolher caminhos coletivamente?

    Por Lucila Egydio Nem sempre refletimos sobre a importância que existe no ato de tomar decisões. Melhor dizendo, não simplesmente no ato, mas na forma como as tomamos. E isso acontece em todos os âmbitos da vida, pois estamos fazendo isso automaticamente a todo o momento: levantar ou dormir mais um pouco? Usar azul, cinza,…

  • Investimento social privado em tempo de crise?

    Decidir investir em algo é sempre uma iniciativa bem pensada e justificada por parte das organizações, especialmente em momentos de crise. Mas e o investimento social privado por parte de empresas brasileiras ou com sede no Brasil? Vale ou não a pena neste período delicado do país? A resposta é sim. Vale. Os olhos do…

  • Sabores do Morro movimenta renda e turismo em Catas Altas-MG

    Realizar projetos que valorizem a produção associada ao turismo e revelem a identidade de uma região é muito gratificante para a Raízes. Prestes a cumprir um ano, em julho, a Sabores do Morro é fruto de um desses projetos. O Projeto de Geração de Renda e Empoderamento Feminino realizado pela Fundação Vale e com nossa execução técnica…

entre em contato

+55 11 2373-0036

Rua Minerva, 156 – Perdizes
São Paulo – SP
CEP: 05007-030

Av. Getúlio Vargas, 1492 – Savassi
Belo Horizonte – MG
CEP 30112-021

Rua Senador Pompeu, 82 – Centro
Rio de Janeiro – RJ
CEP 22080-101

siga-nos

Queremos você por perto!