Nós somos a Raízes

Somos um negócio social formado por especialistas comprometidas com a transformação positiva. Co-criamos soluções para problemas diversos usando a sustentabilidade como premissa. Nosso principal campo de atuação é:

  • Turismo sustentável e produção associada

    artesanato | gastronomia | agroecologia | cultura

  • Empreendedorismo
  • Governança e gestão de redes
  • Investimento Social Privado

Equipe

A Raízes sabe que tão importante como bons projetos e iniciativas são as pessoas que os fazem acontecer! É por isso que tem tanto orgulho de reunir em seu time pessoas competentes, comprometidas e acima de tudo engajadas. Nossa equipe acumula diferentes competências e experiências, mas acima de tudo compartilha um enorme desejo de mudar o mundo!

Mariana Madureira

Co-fundadora e diretora

Jussara Rocha

Sócia e consultora

Lucila Egydio

Consultora

Mayra Sayuri

Consultora

Jamile Chadud

Estagiária

Endaira Santos

Estagiária

Marli Luísa

Articuladora Local

Maria Sonia

Consultora

Maria Luíza

Consultora

Yvonne Ivanescu

Colaboradora

Poliana Martins

Mobilizadora local

O que fazemos

Projetos de geração de renda e estratégias de economia colaborativa
Planejamento colaborativo e co-criação de soluções
Qualificação empreendedora e modelagem de negócios
Planejamento de governança, associativismo e formação de redes
Desenvolvimento humano e social focado em colaboração e empoderamento
Desenvolvimento integrado de turismo e sua produção associada
Criação de conteúdo, workshops, palestras e campanhas de engajamento
Sensibilização, inspiração e organização de visitas de benchmarking
Monitoramento de projetos e criação de indicadores qualitativos

Como fazemos

Nossa metodologia de trabalho é flexível e adaptável a diferentes necessidades. Não tem receita de bolo! Mas a gente deixa aqui um desenho de etapas possíveis para tornar mais tangível as possibilidades de co-criação de projetos com a Raízes.

Algumas premissas:

  • Focamos nas pessoas (human centered design) e nas necessidades dos indivíduos em diferentes culturas e circunstâncias;
  • Nossos projetos são co-criados com clientes e beneficiários, muitas vezes sendo exatamente a ponte entre empresas e comunidades. O projeto deve ser, desde sua concepção, uma ação colaborativa e de co-responsabilidade;
  • A sustentabilidade é compreendida como uma necessidade e uma busca incessante. Ao longo do projeto sempre temos escolhas e devemos nos perguntar quais são ecologicamente mais corretas, economicamente mais viáveis e socialmente mais justas;
  • Acreditamos no desenvolvimento de forma sistêmica, isto é, complexa e interconectada. Tudo que realizamos cria mais resultados indiretos e não-mensuráveis do que calculáveis. A gente ama os resultados qualitativos e os indicadores “fora da caixa”.
null

Conhecer

O primeiro passo para o desenho de um projeto em um território ou organização é entender suas características e especificidades. Nessa etapa de trabalho, investigamos dados secundários, realizamos pesquisas presenciais ou remotas, entrevistas, visitas de campo, buscamos bancos de imagens, mapas, relatórios, estatísticas oficiais e outras fontes que nos permitam aproximar e compreender melhor o lugar e as pessoas.

saiba mais

null

Inspirar

Inspiração nos move… Inspiração traz energia para encarar novos desafios e ventila possibilidades que – em um redemoinho de estímulos – se trombam e geram sinapses, soluções criativas e inovação.

saiba mais

null

Articular

A Raízes trabalha com sensibilização, mobilização e articulação fundamentais para o início de projetos coletivos e transformadores. Encontrar as pessoas certas e conectar as pontas de um desenho maior é uma das nossas grandes expertises.

saiba mais

null

Cocriar

Diferente dos planos hierarquizados de cima para baixo (top down), o planejamento participativo (ou bottom up) coloca em circulação a inteligência coletiva, empodera os atores e gera sinergia.

saiba mais

null

Realizar

Mais importante que planejar é só fazer sair do papel as boas ideias. A Raízes gosta de ver as coisas acontecerem! Por isso oferecemos apoio na realização de projetos comunitários ou projetos para empresas e ONGs.

saiba mais

null

Acompanhar

Tão importante quanto realizar bons projetos é garantir a permanência deles ao longo do tempo. A avaliação dos resultados e monitoramento periódico dos projetos realizados é um dos segredos para manutenção de benefícios gerados.

saiba mais

Onde já implementamos projetos

Veja alguns de nossos clientes e parceiros

projetos e cases de sucesso

reconhecimentos

o que falam de nós por aí

novidades da Raízes

  • Raízes completa 10 anos, e de presente? Um site novo!

    Completar 10 anos de negócio social no Brasil é, sim, uma grande conquista! Estudos mostram que o país tem apenas 140 empreendedores sociais, 84 desenvolvedores e (menos ainda) 14 investidores, segundo dados de 2011 do Aspen Institute of Development Entrepreneurs (ANDE). E qual seria uma boa maneira de se auto presentear? Para nós da Raízes…

  • Raízes é case de estudo da FDC sobre empreendedorismo social

    A manhã desta quinta-feira, 14, foi de muita troca e aprendizado para a Raízes, especialmente para a sócia e diretora Mariana Madureira, que participou do encontro Poder das Sinergias – Parcerias entre empreendedores sociais e empresas. Organizado pela Fundação Dom Cabral, o evento teve como objetivo apresentar a pesquisa de mesmo nome, idealizada pelo professor Heiko…

  • Tomada de decisão: como escolher caminhos coletivamente?

    Por Lucila Egydio Nem sempre refletimos sobre a importância que existe no ato de tomar decisões. Melhor dizendo, não simplesmente no ato, mas na forma como as tomamos. E isso acontece em todos os âmbitos da vida, pois estamos fazendo isso automaticamente a todo o momento: levantar ou dormir mais um pouco? Usar azul, cinza,…

  • Investimento social privado em tempo de crise?

    Decidir investir em algo é sempre uma iniciativa bem pensada e justificada por parte das organizações, especialmente em momentos de crise. Mas e o investimento social privado por parte de empresas brasileiras ou com sede no Brasil? Vale ou não a pena neste período delicado do país? A resposta é sim. Vale. Os olhos do…

  • Mariana Madureira é finalista do prêmio Claudia 2016. Vote!

    A 21ª edição do Prêmio CLAUDIA está no ar e a nossa sócia e co-fundadora Mariana Madureira é uma das finalistas na Categoria Negócios. MM foi selecionada por se enquadrar no perfil da premiação: uma mulher competente, talentosa, inovadora e empenhada em construir um Brasil melhor. Os projetos de destaque incluem os de turismo comunitário…

  • O que é um roteiro autêntico?

    Buscas a perfeição? Não sejas vulgar. A autenticidade é muito mais difícil. Mário Quintana Recentemente aceitei o desafio de compor a equipe do Passaporte Verde e ajudar a angariar novos roteiros autênticos para o site e aplicativo dessa campanha mundial por um turismo mais sustentável. Claro que amei a ideia, pois tem tudo a ver…

  • O desafio de ser mãe e empreendedora… Marianne Costa fala para o Vivei.ro

    Quais são os desafios do empreendedorismo feminino? Para nós, mulheres da Raízes, a reflexão e vivência deles é constante. Apesar disso, tiramos cada um deles de letra, mostrando que não existe essa de homem ser melhor para “isso”, mulher para “aquilo”. E os percalços que insistem em perturbar? Superamos todos com o apoio umas das…

  • Vaga de estágio (diversos cursos) para negócio do bem em turismo

    Quer estagiar ou conhece alguém que está à procura? A Raízes busca – em Jundiaí e região – um estudante de Comunicação Social (Publicidade, Relações Públicas, Jornalismo), Design, Turismo ou áreas afins para atuar com gestão de negócio social, apoio a projetos de desenvolvimento local, geração de renda e empoderamento comunitário.   As principais ATIVIDADES do…

entre em contato

+55 11 2373-0036

Rua Minerva, 156 – Perdizes
São Paulo – SP
CEP: 05007-030

Av. Getúlio Vargas, 1492 – Savassi
Belo Horizonte – MG
CEP 30112-021

Rua Senador Pompeu, 82 – Centro
Rio de Janeiro – RJ
CEP 22080-101

siga-nos

Queremos você por perto!