Nós somos a Raízes

Somos um negócio social formado por especialistas comprometidas com a transformação positiva. Co-criamos soluções para problemas diversos usando a sustentabilidade como premissa. Nosso principal campo de atuação é:

  • Turismo sustentável e produção associada

    artesanato | gastronomia | agroecologia | cultura

  • Empreendedorismo
  • Governança e gestão de redes
  • Investimento Social Privado

Equipe

A Raízes sabe que tão importante como bons projetos e iniciativas são as pessoas que os fazem acontecer! É por isso que tem tanto orgulho de reunir em seu time pessoas competentes, comprometidas e acima de tudo engajadas. Nossa equipe acumula diferentes competências e experiências, mas acima de tudo compartilha um enorme desejo de mudar o mundo!

Mariana Madureira

Co-fundadora e diretora

Jussara Rocha

Sócia e consultora

Lucila Egydio

Consultora

Anaïs Roig

Colaboradora

O que fazemos

Projetos de geração de renda e estratégias de economia colaborativa
Planejamento colaborativo e co-criação de soluções
Qualificação empreendedora e modelagem de negócios
Planejamento de governança, associativismo e formação de redes
Desenvolvimento humano e social focado em colaboração e empoderamento
Desenvolvimento integrado de turismo e sua produção associada
Criação de conteúdo, workshops, palestras e campanhas de engajamento
Sensibilização, inspiração e organização de visitas de benchmarking
Monitoramento de projetos e criação de indicadores qualitativos

Como fazemos

Nossa metodologia de trabalho é flexível e adaptável a diferentes necessidades. Não tem receita de bolo! Mas a gente deixa aqui um desenho de etapas possíveis para tornar mais tangível as possibilidades de co-criação de projetos com a Raízes.

Algumas premissas:

  • Focamos nas pessoas (human centered design) e nas necessidades dos indivíduos em diferentes culturas e circunstâncias;
  • Nossos projetos são co-criados com clientes e beneficiários, muitas vezes sendo exatamente a ponte entre empresas e comunidades. O projeto deve ser, desde sua concepção, uma ação colaborativa e de co-responsabilidade;
  • A sustentabilidade é compreendida como uma necessidade e uma busca incessante. Ao longo do projeto sempre temos escolhas e devemos nos perguntar quais são ecologicamente mais corretas, economicamente mais viáveis e socialmente mais justas;
  • Acreditamos no desenvolvimento de forma sistêmica, isto é, complexa e interconectada. Tudo que realizamos cria mais resultados indiretos e não-mensuráveis do que calculáveis. A gente ama os resultados qualitativos e os indicadores “fora da caixa”.
null

Conhecer

O primeiro passo para o desenho de um projeto em um território ou organização é entender suas características e especificidades. Nessa etapa de trabalho, investigamos dados secundários, realizamos pesquisas presenciais ou remotas, entrevistas, visitas de campo, buscamos bancos de imagens, mapas, relatórios, estatísticas oficiais e outras fontes que nos permitam aproximar e compreender melhor o lugar e as pessoas.

saiba mais

null

Inspirar

Inspiração nos move… Inspiração traz energia para encarar novos desafios e ventila possibilidades que – em um redemoinho de estímulos – se trombam e geram sinapses, soluções criativas e inovação.

saiba mais

null

Articular

A Raízes trabalha com sensibilização, mobilização e articulação fundamentais para o início de projetos coletivos e transformadores. Encontrar as pessoas certas e conectar as pontas de um desenho maior é uma das nossas grandes expertises.

saiba mais

null

Cocriar

Diferente dos planos hierarquizados de cima para baixo (top down), o planejamento participativo (ou bottom up) coloca em circulação a inteligência coletiva, empodera os atores e gera sinergia.

saiba mais

null

Realizar

Mais importante que planejar é só fazer sair do papel as boas ideias. A Raízes gosta de ver as coisas acontecerem! Por isso oferecemos apoio na realização de projetos comunitários ou projetos para empresas e ONGs.

saiba mais

null

Acompanhar

Tão importante quanto realizar bons projetos é garantir a permanência deles ao longo do tempo. A avaliação dos resultados e monitoramento periódico dos projetos realizados é um dos segredos para manutenção de benefícios gerados.

saiba mais

Onde já implementamos projetos

Veja alguns de nossos clientes e parceiros

projetos e cases de sucesso

reconhecimentos

o que falam de nós por aí

novidades da Raízes

  • Igualdade de gênero: por que precisamos falar sobre isso?

    Um dos maiores festivais musicais do planeta, o Rock in Rio, foi marcado por um emocionante depoimento de Gisele Bündchen em sua última edição, em setembro. Emocionante, pois ela quebrou o protocolo padrão do evento expondo um lado bem humano ao lançar o projeto mundial Believe Earth/Amazônia Live. Abraçado pela organização do show de rock, a…

  • Dores e delícias de ser… Empreendedora

    Foi-se o tempo em que empreender era visto como coisa de homem. Ao menos no Brasil, o número de mulheres que resolve ter um negócio próprio é crescente. Diante de tal ascensão e para disseminar isso pelo mundo, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou há três anos o Dia Global do Empreendedorismo Feminino, comemorado…

  • Quero apoiar uma comunidade, como definir os primeiros passos?

    Uma comunidade é formada por pessoas com afinidade entre si, sob a mesma influência cultural e histórica, e geograficamente convivendo no mesmo território. Pode variar de tamanho, seja pelo número de pessoas ou pelo espaço, de acordo com essas características. Mas o que pode variar também é a necessidade de cada comunidade dentro desse contexto.…

  • Saiba como aplicar comunicação não-violenta no trabalho e na vida pessoal

    Posso descrever minha vida pessoal e os projetos que implementamos em comunidades como antes e depois da comunicação não-violenta (CNV). Sério. É um divisor de águas. Vivemos em sociedade e a forma como nos comunicamos nos aproxima ou afasta das pessoas. Comunicar não é só falar. Passa por uma decisão a respeito do conteúdo (baseado…

  • Integração profissional entre jovens e maduros dá certo sim!

    “Não existe lugar por causa da idade. Existe um lugar para todo mundo. É um lugar de escolhas, é o lugar do acolhimento e onde a gente está aberto para interagir e criar uma inteligência que resulta em soluções melhores para o mundo. A inteligência intergeracional está aí nessa soma de habilidades diferentes, nessa soma…

entre em contato

+55 11 2373-0036

Rua Minerva, 156 – Perdizes
São Paulo – SP
CEP: 05007-030

Av. Getúlio Vargas, 1492 – Savassi
Belo Horizonte – MG
CEP 30112-021

Rua Senador Pompeu, 82 – Centro
Rio de Janeiro – RJ
CEP 22080-101

siga-nos

Queremos você por perto!