Nós somos a Raízes

Somos um negócio social formado por especialistas comprometidas com a transformação positiva. Co-criamos soluções para problemas diversos usando a sustentabilidade como premissa. Nosso principal campo de atuação é:

  • Turismo sustentável e produção associada

    artesanato | gastronomia | agroecologia | cultura

  • Empreendedorismo
  • Governança e gestão de redes
  • Investimento Social Privado

Equipe

A Raízes sabe que tão importante como bons projetos e iniciativas são as pessoas que os fazem acontecer! É por isso que tem tanto orgulho de reunir em seu time pessoas competentes, comprometidas e acima de tudo engajadas. Nossa equipe acumula diferentes competências e experiências, mas acima de tudo compartilha um enorme desejo de mudar o mundo!

Mariana Madureira

Co-fundadora e diretora

Jussara Rocha

Sócia e consultora

Lucila Egydio

Consultora

Mayra Sayuri

Consultora

O que fazemos

Projetos de geração de renda e estratégias de economia colaborativa
Planejamento colaborativo e co-criação de soluções
Qualificação empreendedora e modelagem de negócios
Planejamento de governança, associativismo e formação de redes
Desenvolvimento humano e social focado em colaboração e empoderamento
Desenvolvimento integrado de turismo e sua produção associada
Criação de conteúdo, workshops, palestras e campanhas de engajamento
Sensibilização, inspiração e organização de visitas de benchmarking
Monitoramento de projetos e criação de indicadores qualitativos

Como fazemos

Nossa metodologia de trabalho é flexível e adaptável a diferentes necessidades. Não tem receita de bolo! Mas a gente deixa aqui um desenho de etapas possíveis para tornar mais tangível as possibilidades de co-criação de projetos com a Raízes.

Algumas premissas:

  • Focamos nas pessoas (human centered design) e nas necessidades dos indivíduos em diferentes culturas e circunstâncias;
  • Nossos projetos são co-criados com clientes e beneficiários, muitas vezes sendo exatamente a ponte entre empresas e comunidades. O projeto deve ser, desde sua concepção, uma ação colaborativa e de co-responsabilidade;
  • A sustentabilidade é compreendida como uma necessidade e uma busca incessante. Ao longo do projeto sempre temos escolhas e devemos nos perguntar quais são ecologicamente mais corretas, economicamente mais viáveis e socialmente mais justas;
  • Acreditamos no desenvolvimento de forma sistêmica, isto é, complexa e interconectada. Tudo que realizamos cria mais resultados indiretos e não-mensuráveis do que calculáveis. A gente ama os resultados qualitativos e os indicadores “fora da caixa”.
null

Conhecer

O primeiro passo para o desenho de um projeto em um território ou organização é entender suas características e especificidades. Nessa etapa de trabalho, investigamos dados secundários, realizamos pesquisas presenciais ou remotas, entrevistas, visitas de campo, buscamos bancos de imagens, mapas, relatórios, estatísticas oficiais e outras fontes que nos permitam aproximar e compreender melhor o lugar e as pessoas.

saiba mais

null

Inspirar

Inspiração nos move… Inspiração traz energia para encarar novos desafios e ventila possibilidades que – em um redemoinho de estímulos – se trombam e geram sinapses, soluções criativas e inovação.

saiba mais

null

Articular

A Raízes trabalha com sensibilização, mobilização e articulação fundamentais para o início de projetos coletivos e transformadores. Encontrar as pessoas certas e conectar as pontas de um desenho maior é uma das nossas grandes expertises.

saiba mais

null

Cocriar

Diferente dos planos hierarquizados de cima para baixo (top down), o planejamento participativo (ou bottom up) coloca em circulação a inteligência coletiva, empodera os atores e gera sinergia.

saiba mais

null

Realizar

Mais importante que planejar é só fazer sair do papel as boas ideias. A Raízes gosta de ver as coisas acontecerem! Por isso oferecemos apoio na realização de projetos comunitários ou projetos para empresas e ONGs.

saiba mais

null

Acompanhar

Tão importante quanto realizar bons projetos é garantir a permanência deles ao longo do tempo. A avaliação dos resultados e monitoramento periódico dos projetos realizados é um dos segredos para manutenção de benefícios gerados.

saiba mais

Onde já implementamos projetos

Veja alguns de nossos clientes e parceiros

projetos e cases de sucesso

reconhecimentos

o que falam de nós por aí

novidades da Raízes

  • “Nada se cria, tudo se copia”, o que o benchmarking tem a ver com isso?

    Já dizia Chacrinha: “nada se cria, tudo se copia”. Neste caso, ele falava especificamente sobre a televisão, mas a verdade é que incorporamos e adotamos esse ditado para várias coisas. Não copiamos ao pé da letra, porém somos cercados de referências e inspirações, desde projetos autorais e artísticos, como músicas, por exemplo, a pessoas que…

  • Empreendedorismo social: para onde caminham os negócios no Brasil

    Essa semana me deparei com duas notícias estarrecedoras. Estarrecedoras não por serem novidade – já que seguem modelos já criados –, mas por envolveram grandes empresas e o governo brasileiro de uma forma positiva! Pode ser síndrome de vira-lata, pode ser desânimo por contaminação da nossa crise política/financeira/ética. Mas fato é que não esperava essas…

  • Depois de Mariana: Responsabilidade Socioambiental em cheque?

    O desastre ocorrido a partir do rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração em Mariana (MG), suas nefastas e incalculáveis consequências e, o pior, a impunidade evidente, além de suscitarem em nós revolta, repulsa, impotência (para ficar nos adjetivos publicáveis), traz à tona algumas questões a respeito da responsabilidade socioambiental: As ações de cunho…

  • Cafezim internacional: 1ª edição gravada na Colômbia

    O Cafezim ganhou sua primeira versão internacional! Pois é, gravamos na Colômbia durante o 1º Encontro Latinoamericano de Turismo Comunitário. Foram quatro dias voltados para a troca de experiências, que visava consolidar e promover a construção coletiva dessa atividade na região. O grande desafio para a Colômbia é a comercialização dos destinos e suas iniciativas e a…

  • Imersão no turismo comunitário colombiano: trocas e percepções

    A Colômbia está usando o turismo comunitário de maneira alternativa a fontes econômicas destrutivas como a mineração e também como uma ferramenta de desenvolvimento local em novo momento de paz. Os adolescentes que antes pegavam em armas estão sendo estimulados a prestar serviços, por exemplo. Em meio a esse cenário, para debater sobre TBC, as…

  • Precisamos falar sobre a mulher no turismo

    Estamos em março, mundialmente considerado mês da mulher. “Não queremos rosas, queremos igualdade” foi nosso mantra nas redes sociais e nas relações pessoais. O Brasil tem feito bonito em alguns pontos, como o destaque nas publicações científicas femininas ressaltado pela Forbes. Mas ainda tem índices vergonhosos de violência: 1,4 milhões (3%) de mulheres brasileiras do…

entre em contato

+55 11 2373-0036

Rua Minerva, 156 – Perdizes
São Paulo – SP
CEP: 05007-030

Av. Getúlio Vargas, 1492 – Savassi
Belo Horizonte – MG
CEP 30112-021

Rua Senador Pompeu, 82 – Centro
Rio de Janeiro – RJ
CEP 22080-101

siga-nos

Queremos você por perto!