Nós somos a Raízes

Somos um negócio social formado por especialistas comprometidas com a transformação positiva. Co-criamos soluções para problemas diversos usando a sustentabilidade como premissa. Nosso principal campo de atuação é:

  • Turismo sustentável e produção associada

    artesanato | gastronomia | agroecologia | cultura

  • Empreendedorismo
  • Governança e gestão de redes
  • Investimento Social Privado

Equipe

A Raízes sabe que tão importante como bons projetos e iniciativas são as pessoas que os fazem acontecer! É por isso que tem tanto orgulho de reunir em seu time pessoas competentes, comprometidas e acima de tudo engajadas. Nossa equipe acumula diferentes competências e experiências, mas acima de tudo compartilha um enorme desejo de mudar o mundo!

Mariana Madureira

Co-fundadora e diretora

Jussara Rocha

Sócia e consultora

Lucila Egydio

Consultora

Mayra Sayuri

Consultora

O que fazemos

Projetos de geração de renda e estratégias de economia colaborativa
Planejamento colaborativo e co-criação de soluções
Qualificação empreendedora e modelagem de negócios
Planejamento de governança, associativismo e formação de redes
Desenvolvimento humano e social focado em colaboração e empoderamento
Desenvolvimento integrado de turismo e sua produção associada
Criação de conteúdo, workshops, palestras e campanhas de engajamento
Sensibilização, inspiração e organização de visitas de benchmarking
Monitoramento de projetos e criação de indicadores qualitativos

Como fazemos

Nossa metodologia de trabalho é flexível e adaptável a diferentes necessidades. Não tem receita de bolo! Mas a gente deixa aqui um desenho de etapas possíveis para tornar mais tangível as possibilidades de co-criação de projetos com a Raízes.

Algumas premissas:

  • Focamos nas pessoas (human centered design) e nas necessidades dos indivíduos em diferentes culturas e circunstâncias;
  • Nossos projetos são co-criados com clientes e beneficiários, muitas vezes sendo exatamente a ponte entre empresas e comunidades. O projeto deve ser, desde sua concepção, uma ação colaborativa e de co-responsabilidade;
  • A sustentabilidade é compreendida como uma necessidade e uma busca incessante. Ao longo do projeto sempre temos escolhas e devemos nos perguntar quais são ecologicamente mais corretas, economicamente mais viáveis e socialmente mais justas;
  • Acreditamos no desenvolvimento de forma sistêmica, isto é, complexa e interconectada. Tudo que realizamos cria mais resultados indiretos e não-mensuráveis do que calculáveis. A gente ama os resultados qualitativos e os indicadores “fora da caixa”.
null

Conhecer

O primeiro passo para o desenho de um projeto em um território ou organização é entender suas características e especificidades. Nessa etapa de trabalho, investigamos dados secundários, realizamos pesquisas presenciais ou remotas, entrevistas, visitas de campo, buscamos bancos de imagens, mapas, relatórios, estatísticas oficiais e outras fontes que nos permitam aproximar e compreender melhor o lugar e as pessoas.

saiba mais

null

Inspirar

Inspiração nos move… Inspiração traz energia para encarar novos desafios e ventila possibilidades que – em um redemoinho de estímulos – se trombam e geram sinapses, soluções criativas e inovação.

saiba mais

null

Articular

A Raízes trabalha com sensibilização, mobilização e articulação fundamentais para o início de projetos coletivos e transformadores. Encontrar as pessoas certas e conectar as pontas de um desenho maior é uma das nossas grandes expertises.

saiba mais

null

Cocriar

Diferente dos planos hierarquizados de cima para baixo (top down), o planejamento participativo (ou bottom up) coloca em circulação a inteligência coletiva, empodera os atores e gera sinergia.

saiba mais

null

Realizar

Mais importante que planejar é só fazer sair do papel as boas ideias. A Raízes gosta de ver as coisas acontecerem! Por isso oferecemos apoio na realização de projetos comunitários ou projetos para empresas e ONGs.

saiba mais

null

Acompanhar

Tão importante quanto realizar bons projetos é garantir a permanência deles ao longo do tempo. A avaliação dos resultados e monitoramento periódico dos projetos realizados é um dos segredos para manutenção de benefícios gerados.

saiba mais

Onde já implementamos projetos

Veja alguns de nossos clientes e parceiros

projetos e cases de sucesso

reconhecimentos

o que falam de nós por aí

novidades da Raízes

  • Ação leva informações e doa coletores menstruais a mulheres do sertão mineiro

    O projeto Dona do meu fluxo vai percorrer o sertão mineiro levando informações, workshops e doando coletores menstruais a mulheres em situação de vulnerabilidade pelo sertão de Minas Gerais. O projeto foi desenhado por mulheres da Korui, que produz absorventes femininos, e pela Raízes Desenvolvimento Sustentável, que tem experiência de mais de 10 anos com…

  • Inovação para o seu produto em uma letra: “U”

    Mudar. Mudança. Melhorias. Inovação. Essas palavras ganham uma proporção assustadora quando falamos em negócios – especialmente quando elas precisam acontecer. Quando um projeto tem de lidar com essa fase de transformação, a reação é quase sempre a mesma: dar respostas que você sempre utiliza para perguntas que nunca antes foram feitas. É aí que entra…

  • como empreender no turismo

    Empreender no turismo: 4 dicas femininas para o sucesso

    Quem nunca precisou de alguns conselhos sobre a vida profissional? Empreender é um desafio enorme, sobretudo para as mulheres, que, embora estejam conquistando mais espaço no mercado de trabalho, ainda esbarram em dificuldades na hora de começar o seu próprio negócio. E no turismo não é diferente! Foi pensando nisso que resolvemos criar este texto.…

  • Social Canvas: porque todo setor precisa de planejamento

    O Social Business Model Canvas é uma ferramenta para criar um modelo sólido de negócio social, considerando aspectos pontuais a serem definidos. É uma tabela que, ao ser preenchida pode ajudar o empreendedor a estruturar melhor seu planejamento de negócio. E por que estamos falando desse modelo? Porque acreditamos nele! Especialmente por – como não…

  • Onde vão parar os índios do Brasil?

    Quem nunca usou a expressão “programa de índio” para se referir a quando “entrou numa furada”? E quem nunca ouviu dizer que os índios não trabalham e são preguiçosos? Seja na literatura, seja na nossa (des)educação formal ou seja pela mídia, estamos recebendo a todo tempo informações preconceituosas em relação aos povos indígenas brasileiros. Um…

  • Por que implantar um projeto comunitário no entorno de sua empresa?

    Sua empresa está instalada nos arredores ou dentro de uma comunidade, certo? Muitos dos colaboradores moram no entorno também, não é? Para as duas perguntas, com certeza a sua resposta foi “sim”. Por isso, a sua imagem está muito ligada às relações que se estabelecem entre vocês, e aos benefícios (ou não) gerados para essa…

entre em contato

+55 11 2373-0036

Rua Minerva, 156 – Perdizes
São Paulo – SP
CEP: 05007-030

Av. Getúlio Vargas, 1492 – Savassi
Belo Horizonte – MG
CEP 30112-021

Rua Senador Pompeu, 82 – Centro
Rio de Janeiro – RJ
CEP 22080-101

siga-nos

Queremos você por perto!