periodo e duração


Novembro 2019 a Março 2020 (05 meses)

cliente


Projeto contratado por filantropo pessoa física

abrangência e localização


Mocambinho – MG

equipe


Jussara Rocha

Lizandra Barbuto

Mariana Madureira

Isabela Braichi Pôssas

Localizada no norte de Minas, Mocambinho é uma localidade do município de Jaíba, ocupada e estruturada durante o Projeto Jaíba entre 1960 e 1970, distante 50 km da sede urbana da cidade.

O processo de ocupação, desenvolvimento e o estado atual de Mocambinho estão diretamente ligados ao Projeto Jaíba que, inicialmente, tinha o objetivo de ser um projeto de irrigação inédito no país, a partir da água do Rio São Francisco. Desde que fora lançado, no fim da década de 1950, o Projeto Jaíba passou por diversas modificações e nos últimos anos os agricultores da região sofrem com uma crise que faz com que o valor pago pela produção seja menor que o custo de escoamento dos insumos ali produzidos, levando ao abandono das plantações pelos produtores rurais.

Atualmente, Mocambinho tem cerca de 1800 produtores rurais, e encontra-se com uma estrutura em estado de degradação, com inúmeras edificações públicas abandonadas e, a não ser nas lavouras da região, há uma deficiência na geração de trabalhos principalmente para mulheres.

A Raízes realizou um diagnóstico com identificação das lideranças, entrevistas em profundidade e visita aos principais espaços comunitários. Como resultado foi desenhado um projeto de desenvolvimento local baseado no fomento ao empreendedorismo feminino e valorização de saberes locais. Para tanto, foi proposto um fortalecimento da principal governança atual (associação de moradores) e a qualificação que aprimore práticas existentes nas áreas de artesanato e gastronomia. Como fases mais avançadas, foram previstas ações de acesso ao mercado, comunicação e marketing dos novos produtos.

O projeto foi suspenso devido à pandemia e aguarda financiamento para retomada.

Etapas relacionadas

  • null

    Cocriar

  • null

    Realizar