A proposta da Expedição Pantanal teve como principal objetivo trazer à luz iniciativas que contribuam para a sustentabilidade do Pantanal.
periodo e duração
2011 a 2012 (15 meses)
cliente
Fundação SOS Mata Atlântica e Instituto SOS Pantanal

abrangência e localização
Pantanal brasileiro
municípios visitados
Mato Grosso do Sul: Anastácio, Aquidauana, Bonito, Corumbá, Coxim, Miranda, Porto Murtinho, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso e Campo Grande.
Mato Grosso: Barão de Melgaço, Cáceres, Poconé e Cuiabá.
equipe
Coordenação executiva da Expedição Pantanal 2011
O Instituto SOS Pantanal foi lançado em julho de 2009 com a missão de informar e promover o diálogo para um Pantanal sustentável. Ele reúne representantes dos diversos setores da sociedade pantaneira e virou parceiro de outras iniciativas da região, com o propósito de ser ferramenta de facilitação do diálogo entre os setores que atuam no bioma.
A proposta da Expedição Pantanal teve como principal objetivo trazer à luz iniciativas que contribuíssem para a sustentabilidade. Isso por meio de entrevistas informais realizadas pelos próprios expedicionários.
A ação trouxe informações e dados para que a imagem do Pantanal seja cada vez mais nítida, mostrando que essa região pode oferecer ao planeta produtos que respeitam ciclos e que carregam em si diversos serviços ambientais. A produção feita com respeito a esses ciclos, o reconhecimento da necessidade de conservação da vegetação autóctone e a coexistência com a fauna nativa fazem com que a pegada ecológica pantaneira seja menor.
Por esta razão, conhecer melhor a produção sustentável favorece a proposição de políticas públicas específicas que reconheçam e valorizem o Pantanal como área privilegiada e que incorpora grande valor agregado.
Dentre as ações, foram lançados um blog, publicações, e vídeos, com o foco para a realização de mais dois projetos: a exposição “O Pantanal é Aqui” e os programas radiofônicos “Prosa Pantaneira”. Ambos tinham o propósito de disseminar as práticas sustentáveis levantadas ao longo da Expedição, que teve ainda impactos indiretos, como ganhos de mídia, de visibilidade e de posicionamento do Instituto.
Principais resultados
- Desenvolvimento de metodologia específica para o projeto;
- Presença in loco;
- Reconhecimento do território e dos atores locais;
- Engajamento e participação dos atores locais e do poder público;
- Sistematização dos resultados em publicações e vídeos;
- Impactos indiretos, como ganhos de mídia, de visibilidade e de posicionamento do instituto;
- Desdobramentos em outros projetos (Exposições “O Pantanal é Aqui” e programas radiofônicos “Prosa Pantaneira”).
Número de beneficiário
- 92 iniciativas visitadas
- 150 entrevistados
- Publicações e vídeos sem estimativas de alcance
Vídeos
Links externos
- Relatório Técnico da Expedição Pantanal:: http://www.sospantanal.org.br/arquivos/EXP_RelatorioTecnico_EXP2011_site.pdf
- Expedição Pantanal: Boas Práticas - Pecuária:: http://www.sospantanal.org.br/arquivos/boxes%20pecuaria.pdf
- Expedição Pantanal: Boas Práticas – Turismo: http://www.sospantanal.org.br/arquivos/turismo.pdf
- Expedição Pantanal: Boas Práticas - Sociobiodiversidade: http://www.sospantanal.org.br/arquivos/sociobiodiversidade.pdf