Estudo Investimento Social Privado e Turismo
Por definição do Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC), “Investimento Social Privado são repasses financeiros voluntários e privados feitos por empresas, institutos, fundações e pessoas físicas de origem empresarial ou instituídos por famílias, comunidades ou indivíduos de forma sistemática, planejada e monitorada com o objetivo de apoiar projetos de interesse público que visem a mudança da sociedade em várias vertentes”.
O ISP tem uma importância fundamental para a viabilização de vários projetos que, sem ele, teriam dificuldade de se manterem firmes na sociedade.
A maior parte do Investimento Social Privado está nas áreas de educação, cultura, saúde e esporte. Há também investimentos em meio ambiente, geração de renda, clima e água, entre outros. Mas a partir do momento em que as necessidades do mundo vão mudando, as prioridades também se alternam.
Há alguns anos a urgência climática vem ganhando muita importância dentro do Investimento Social Privado. Existem várias possibilidades de atuação, podendo estar voltadas à redução nas emissões de gases de efeito estufa, ao desenvolvimento de baixo carbono, à restauração e conservação de florestas, dentre outros.
Hoje em dia não existe uma área específica para o turismo quando falamos de Investimento Social Privado e, por conta disso, a Raízes Desenvolvimento Sustentável, juntamente com a Turismo 360 Consultoria, resolveu investigar onde que o turismo, que é essa atividade tão abrangente e tão dinâmica do nosso país, está inserida no universo de investimentos.
Para o desenvolvimento metodológico foi convidada a Universidade de Brasília (UNB) que rapidamente aderiu ao propósito por meio do LETS – Laboratório de Estudos de Turismo e Sustentabilidade. Se uniram, também, o Turismo Spot (plataforma de difusão de pesquisas e artigos de turismo), a Fundação Grupo Boticário (atualmente uma das mais atuantes em ações envolvendo turismo) e a ponteAponte (empresa especializada no suporte ao ISP), com o apoio do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) e o patrocínio para participação em eventos do Instituto Bancorbras.
O objetivo da iniciativa é gerar e compartilhar reflexões sobre como as empresas impactam positivamente (e podem impactar ainda mais) a sociedade com ações no setor de turismo e toda sua ampla cadeia. Os resultados da pesquisa foram publicados no final de 2023 por meio de um e-book.
Principais resultados
15 entrevistas qualitativas em profundidade;
Apresentação de resultados parciais na WTM Brasil 2024, em São Paulo;
Apresentação de resultados parciais no Salão do Turismo 2024, no Rio de Janeiro;
Apresentação de artigo científico no ANPTUR 2024, em São Paulo;
Lançamento do ebook em novembro 2024 na UNB, em Brasília.
Se identificou com nosso propósito e acredita que nossos serviços podem ajudar você e sua organização a alcançar o impacto que almejam?
Receba nossas novidades por e-mail
© Raízes Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvido por NaçãoDesign