Estudo Investimento Social Privado e Turismo

periodo e duração

Abril 2023 – Dez 2024

Cliente

Abrangência e localização

Brasil

Equipe

Marcela Pimenta

Mariana Madureira

David Rebouças

Lucila Egydio

Iara Brasileiro

Cássio Aoqui

Rodrigo Amado

Por definição do Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC), “Investimento Social Privado são repasses financeiros voluntários e privados feitos por empresas, institutos, fundações e pessoas físicas de origem empresarial ou instituídos por famílias, comunidades ou indivíduos de forma sistemática, planejada e monitorada com o objetivo de apoiar projetos de interesse público que visem a mudança da sociedade em várias vertentes”.

O ISP tem uma importância fundamental para a viabilização de vários projetos que, sem ele, teriam dificuldade de se manterem firmes na sociedade.

A maior parte do Investimento Social Privado está nas áreas de educação, cultura, saúde e esporte. Há também investimentos em meio ambiente, geração de renda, clima e água, entre outros. Mas a partir do momento em que as necessidades do mundo vão mudando, as prioridades também se alternam.

Há alguns anos a urgência climática vem ganhando muita importância dentro do Investimento Social Privado. Existem várias possibilidades de atuação, podendo estar voltadas à redução nas emissões de gases de efeito estufa, ao desenvolvimento de baixo carbono, à restauração e conservação de florestas, dentre outros.

Hoje em dia não existe uma área específica para o turismo quando falamos de Investimento Social Privado e, por conta disso, a Raízes Desenvolvimento Sustentável, juntamente com a Turismo 360 Consultoria, resolveu investigar onde que o turismo, que é essa atividade tão abrangente e tão dinâmica do nosso país, está inserida no universo de investimentos.

Para o desenvolvimento metodológico foi convidada a Universidade de Brasília (UNB) que rapidamente aderiu ao propósito por meio do LETS – Laboratório de Estudos de Turismo e Sustentabilidade. Se uniram, também, o Turismo Spot (plataforma de difusão de pesquisas e artigos de turismo), a Fundação Grupo Boticário (atualmente uma das mais atuantes em ações envolvendo turismo) e a ponteAponte (empresa especializada no suporte ao ISP), com o apoio do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) e o patrocínio para participação em eventos do Instituto Bancorbras.

O objetivo da iniciativa é gerar e compartilhar reflexões sobre como as empresas impactam positivamente (e podem impactar ainda mais) a sociedade com ações no setor de turismo e toda sua ampla cadeia. Os resultados da pesquisa foram publicados no final de 2023 por meio de um e-book.

Principais resultados

16 entrevistas qualitativas em profundidade;

Apresentação de resultados parciais na WTM Brasil 2024, em São Paulo;

Apresentação de resultados parciais no Salão do Turismo 2024, no Rio de Janeiro;

Apresentação de artigo científico no ANPTUR 2024, em São Paulo;

Lançamento do ebook em novembro 2024 na UNB, em Brasília.

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