Rota D’Aldeias Rurais de Santo Antão
O Ministério do Turismo de Cabo Verde, na África, como parte de suas políticas de diversificação e qualificação do turismo decidiu investir no desenvolvimento de empreendedores nas áreas rurais da ilha de Santo Antão.
O Ministério do Turismo de Cabo Verde, na África, como parte de suas políticas de diversificação e qualificação do turismo decidiu investir no desenvolvimento de empreendedores nas áreas rurais da ilha de Santo Antão. Localizada na parte mais ocidental do arquipélago e conhecida como Ilha das Montanhas, Santo Antão tem grande potencial por sua beleza e grandes desafios em termos de estruturação. Neste contexto, o projeto denominado ROTA DE ALDEIAS RURAIS DE SANTO ANTÃO teve com o objetivo estruturar e qualificar iniciativas empresariais localizadas nas áreas rurais da ilha, visando consolidar a oferta de serviços que possibilitem o aprimoramento da experiência de turistas e visitantes. A etapa realizada pela Raízes Desenvolvimento Sustentável teve como ponto de partida a seleção realizada pelo Ministério (MTIDE) de trinta iniciativas empresariais ou projetos inovadores. Essas 30 iniciativas foram beneficiárias de uma ação de formação em Negócios em Turismo Rural e, numa segunda etapa, estas iniciativas foram contempladas com visitas de Assistência Técnica individuais, ambas realizadas pela Raízes. A assessoria individual teve como foco auxiliar os formandos na aplicação dos conhecimentos teóricos recebidos ao longo da formação em seus empreendimentos, o que permitiu que as consultoras orientassem de forma mais concreta como cada projeto pode ser aperfeiçoado à luz dos novos conceitos trabalhados.
Principais resultados
Material didático produzido é replicável, permitindo a realização de novas edições da formação;
Capacitação profissional por meio da formação realizada;
Articulação e mobilização entre potenciais empresários e empresários ativos, agências de fomento locais, poder público local e nacional, sociedade civil (organismos públicos e privados do trade turístico nacional);
Valorização da singularidade natural e cultural da região;
Fortalecimento do empreendedorismo local a partir de produtores da região;
Suporte à maior profissionalização dos empreendimentos locais; Empoderamento dos empreendedores;
Aumento da autoestima dos moradores com a descoberta do seu próprio potencial produtivo e criativo;
Número de beneficiários
30 empresários selecionados para a ação pelo MTIDE
Vídeos
Se identificou com nosso propósito e acredita que nossos serviços podem ajudar você e sua organização a alcançar o impacto que almejam?
Receba nossas novidades por e-mail
© Raízes Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvido por NaçãoDesign