Fortalecimento do Turismo de base comunitária em Belém, ilhas e entorno

Período e duração

Janeiro de 2024 – Dezembro de 2026

Cliente

Abrangência e localização

Equipe

Equipe Raízes 

Mariana Madureira

Lucila Egydio

Tauana Costa

 

Parceiros

Diaspora Black

Carlos Humberto

Mais de 15 anos de trajetória acadêmica e profissional dedicada à promoção de Direitos Humanos, com foco na promoção de igualdade racial e combate ao racismo. Foi bolsista do David Rockefeller Center for Latin American Studies, em Harvard (EUA) e da PUC-Rio. Atuou em diferentes esferas da sociedade civil organizada e instituições corporativas, com projetos de impacto social pioneiros e emblemáticos, como A Cor da Cultura (Fundação Roberto Marinho).

 

Antonio Pita

Cofundador e COO da startup voltada para promoção da igualdade racial pelo turismo, Diáspora Black. Atuação multidisciplinar nas áreas de comunicação, branding, marketing digital e gestão operacional / business inteligence. Foi acelerado pela Artemísia e Facebook na Estação Hack (2018), e Yunus Negócios Sociais (2017).

 

Estação Gabiraba

Ana Gabriela Fontoura

Ana Gabriela Fontoura é natural de Belém (PA), turismóloga (UFPA), e especialista em Estudos Ambientais  (PUC Minas). Possui mais de 15 anos de experiência na área de turismo de base comunitária e conservação socioambiental na Amazônia. Em 2007, fundou e desde então é diretora da Estação Gabiraba, operadora de ecoturismo que atua em parceria com populações tradicionais na região amazônica. Atua também como consultora para organizações socioambientais.

 

 

Belém sediará a COP 2030 em 2025. A capital paraense representa o melhor da cultura amazônica com gastronomia única, estilos musicais próprios, cultura hospitaleira, patrimônio histórico e, claro, a floresta. Contudo, Belém ainda é uma cidade pouco desenvolvida em relação ao turismo por baixos investimentos históricos nesse setor. Para além de novos leitos e soluções de saneamento e transporte – que se imagina serão objeto de investimentos nos próximos meses – essa proposta busca recursos para o fortalecimento das pequenas operadoras de receptivo local e das comunidades das ilhas de Belém e entorno para o turismo de base comunitária.

O intuito deste projeto é, portanto, garantir que os pequenos empreendedores já instalados nas capitais sejam apoiados e se tornem competitivos para assumir a oferta turística gerada pelo evento e que a visitação em comunidades seja aprimorada e ampliada, sempre nos preceitos e com os cuidados do Turismo de Base Comunitária.

Crenças que motivaram este projeto

  • O ecoturismo, desde que praticado em suas premissas, contribui para conservação da sociobiodiversidade;
  • O turismo de base comunitária, por ter a autonomia e o protagonismo das pessoas locais como premissa, promove inclusão de minorias;
  • O empreendedorismo pode ser uma forma de empoderamento e autonomia para pequenos negócios e comunidades;
  • O turismo responsável pode ser uma forma de gerar renda e manter a floresta em pé.
  • Belém é uma cidade incrível de cultura única com potencial para se tornar uma grande referência internacional em turismo sustentável.
Etapas previstas

Para fortalecer as comunidades e os negócios de turismo de base comunitária em Belém, ilhas e entorno, as principais etapas são:

  • Seleção de negócios e comunidades
  • Incubação de negócios
  • Fortalecimento de comunidades
  • Apoio na comercialização e acesso ao mercado
  • Monitoramento das operadoras e das comunidades receptoras

 

O que buscamos?

Nesse contexto, buscamos parceiros para viabilizar o projeto que tem início previsto para janeiro de 2024.

Você acredita que o turismo responsável pode ser uma forma de valorizar comunidades e viabilizar a conservação da natureza e da cultura?

Quer contribuir para impulsionar o turismo responsável em Belém para COP e para além do evento?

Quer implementar modelos de turismo  responsável que inspirem replicação em outras comunidades da  Amazônia?

Clique aqui e seja nosso parceiro!

 

 

Se identificou com nosso propósito e acredita que nossos serviços podem ajudar você e sua organização a alcançar o impacto que almejam?

Receba nossas novidades por e-mail

+55 11 2373-0036
[email protected]

Atendimento seg-qui 09 às 18h