Diálogo Social em Barcarena – PA
Iniciar um processo de diálogo social foi uma das iniciativas do Governo do Estado do Pará para a cidade de Barcarena. O município voltou à mídia em fevereiro de 2018 por conta de um transbordo da empresa Hydro. O ocorrido colocou em cheque a qualidade da água no lugar. Três anos antes, a cidade presenciava um acidente com o naufrágio de bois no porto da cidade.
Assim, para gerar a participação efetiva nas políticas públicas, o Governo contratou a Dialog. A Raízes foi convidada a assumir umas das pastas de um projeto mais amplo que incluiu plano de reassentamento: o diálogo com as comunidades tradicionais envolvidas. O intuito era ouvir a população diante da crise, mas também iniciar um processo de qualificação cidadã – ação esta prevista na nova Lei da Socioeconomia aprovada em janeiro de 2018.
Os trabalhos no território incluíram escuta ativa de reclamações, denúncias, sugestões e dúvidas da população. Também foram feitas reuniões locais de qualificação e reuniões maiores com esclarecimentos do Governo do Estado. O objetivo foi gerar participação e mobilizar a comunidade, que inclui indígenas, quilombolas e ribeirinhos.
Número de beneficiários
Mais de 300 interações registradas: sugestões, reclamações, denúncias, dúvidas e comentários.
Mais de 20 comunidades visitadas.
03 reuniões de mediação entre as comunidades e o Governo do Estado.
01 reunião instrutiva sobre a nova Lei de Socioeconomia do Estado.
16 reuniões nas comunidades com participação de mais de 800 pessoas.
Se identificou com nosso propósito e acredita que nossos serviços podem ajudar você e sua organização a alcançar o impacto que almejam?
Receba nossas novidades por e-mail
© Raízes Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvido por NaçãoDesign