Expedição Pantanal 2011


A proposta da Expedição Pantanal teve como principal objetivo trazer à luz iniciativas que contribuam para a sustentabilidade do Pantanal.

Período e duração

2011 a 2012 (15 meses)

Cliente

Fundação SOS Mata Atlântica e Instituto SOS Pantanal

Abrangência e localização

Pantanal brasileiro

Municípios visitados

Mato Grosso do Sul: Anastácio, Aquidauana, Bonito, Corumbá, Coxim, Miranda, Porto Murtinho, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso e Campo Grande.

Mato Grosso: Barão de Melgaço, Cáceres, Poconé e Cuiabá.

Equipe

Coordenação executiva da Expedição Pantanal 2011

O Instituto SOS Pantanal foi lançado em julho de 2009 com a missão de informar e promover o diálogo para um Pantanal sustentável. Ele reúne representantes dos diversos setores da sociedade pantaneira e virou parceiro de outras iniciativas da região, com o propósito de ser ferramenta de facilitação do diálogo entre os setores que atuam no bioma.

A proposta da Expedição Pantanal teve como principal objetivo trazer à luz iniciativas que contribuíssem para a sustentabilidade. Isso por meio de entrevistas informais realizadas pelos próprios expedicionários.

A ação trouxe informações e dados para que a imagem do Pantanal seja cada vez mais nítida, mostrando que essa região pode oferecer ao planeta produtos que respeitam ciclos e que carregam em si diversos serviços ambientais. A produção feita com respeito a esses ciclos, o reconhecimento da necessidade de conservação da vegetação autóctone e a coexistência com a fauna nativa fazem com que a pegada ecológica pantaneira seja menor.

Por esta razão, conhecer melhor a produção sustentável favorece a proposição de políticas públicas específicas que reconheçam e valorizem o Pantanal como área privilegiada e que incorpora grande valor agregado.

Dentre as ações, foram lançados um blog, publicações, e vídeos, com o foco para a realização de mais dois projetos: a exposição “O Pantanal é Aqui” e os programas radiofônicos “Prosa Pantaneira”. Ambos tinham o propósito de disseminar as práticas sustentáveis levantadas ao longo da Expedição, que teve ainda impactos indiretos, como ganhos de mídia, de visibilidade e de posicionamento do Instituto.

Principais resultados

  • Desenvolvimento de metodologia específica para o projeto;
  • Presença in loco;
  • Reconhecimento do território e dos atores locais;
  • Engajamento e participação dos atores locais e do poder público;
  • Sistematização dos resultados em publicações e vídeos;
  • Impactos indiretos, como ganhos de mídia, de visibilidade e de posicionamento do instituto;
  • Desdobramentos em outros projetos (Exposições “O Pantanal é Aqui” e programas radiofônicos “Prosa Pantaneira”).

Número de beneficiários

  • 92 iniciativas visitadas
  • 150 entrevistados
  • Publicações e vídeos sem estimativas de alcance

Vídeos

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