Passaporte Verde Rio 2016
O Passaporte Verde é uma campanha criada pelo PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) com o intuito de promover a sustentabilidade no turismo.
O Passaporte Verde é uma campanha criada pelo PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) com o intuito de promover a sustentabilidade no turismo. A campanha tem dois braços. Um deles, de consumo, que busca falar diretamente com o turista e o morador de destinos turísticos. O outro, de produção, que dialoga com o trade: meios de hospedagem, alimentação, agências e operadoras.
A campanha nasceu em 2008 e passou por mudanças e enfoques diferenciados ao longo dos anos. Em especial, durante grandes eventos como a Rio+20, Copa do Mundo e, agora, Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
Exclusivamente para os Jogos Rio 2016, a Raízes foi a executora da campanha Passaporte Verde. Fomos responsáveis por, entre outras coisas, engajar projetos, iniciativas e empresários a pensar – e botar em prática – como ser mais sustentável.
Também fomos nós que buscamos estimular os turistas a conhecer roteiros autênticos no Rio de Janeiro, inclusive gratuitos e nas comunidades, valorizando:
– A autenticidade;
– O contato com a natureza;
– O contato com a cultura local;
– A consciência de participação e impacto durante a viagem.
A lista de iniciativas ficaram disponíveis para consulta em um aplicativo e pelo site – por onde também era possível assumir um compromisso voluntário. Até a realização e durante os Jogos, o aplicativo recebeu atualizações de como aproveitar a cidade de forma consciente durante as competições.
Roteiros-teste
Antes do início dos Jogos, a Raízes também acompanhou roteiros-teste a serem aprovados para entrar no aplicativo.
O primeiro deles, por exemplo, foi o Morro dos Tabajaras e Cabritos. Um roteiro de base comunitária que possibilita conhecer um pouco a vida das pessoas no local. Envolve também uma trilha até o alto da Pedra do Cabrito que tem uma vista incrível!
A experiência foi avaliada por 20 turistas que, com base na percepção, deram o aval para que ela seja selecionada para o aplicativo.
Notícias relacionadas:
Sustentabilidade = Respeito pelo turismo
Por trás das Olimpíadas: projetos comunitários que circulam pela ruas do Rio
Principais resultados
- 18 novos roteiros na plataforma
- 10 roteiros autênticos testados e divulgados
- 01 formação de consultores e multiplicadores SEBRAE
- 03 formações com empreendedores: Rio, Angra e Búzios
- Parceria com as principais associações do trade turístico
- Parceria com veículos de comunicação específicos para turismo sustentável
- Participação em eventos e intensificação da campanha nas redes sociais
- Marca de 173 mil seguidores no facebook (o dobro do início da campanha)
- Alcance de 5,6 milhões de pessoas
Vídeos
Links externos
Se identificou com nosso propósito e acredita que nossos serviços podem ajudar você e sua organização a alcançar o impacto que almejam?
Receba nossas novidades por e-mail
© Raízes Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvido por NaçãoDesign