Re.green: Agro Penido
A Raízes Desenvolvimento Sustentável foi contratada para realização do processo de identificação de stakeholders, caracterização e consulta de atores-chave para início do projeto da re.green em parceria com a Agro Penido (Fazenda Pioneira e Fazenda Darro), no município de Querência (MT), incluindo avaliação de riscos. A re.green é uma empresa brasileira de restauração de florestas tropicais em larga escala que visa restaurar pelo menos 1 milhão de hectares de ecossistemas tropicais ameaçados no Brasil, como a Mata Atlântica e o bioma Amazônico, promovendo a conservação da biodiversidade. Quando novas propriedades são incluídas no portfólio re.green é iniciado o processo de escuta local, objeto desta contratação, feito por terceira parte qualificada. Esse processo é a primeira atividade que a re.green executa numa propriedade, antes de qualquer atividade da operação, de forma que seus resultados orientem a estratégia de implementação local. A replicação de protocolo interno da re.green consiste nas etapas de identificação, caracterização e consulta de atores locais em um raio de 20 km da Fazenda Pioneira (Agro Penido) e prevê as seguintes etapas:
- Levantamento de dados secundários
- Preparação de campo
- Escuta Social
- Consulta
Sistematização de informações
A Agro Penido é parte do legado da Fazenda Roncador foi uma das maiores fazendas do mundo, em áreas produtivas em extensão única, que desenvolveu e implantou um ecossistema entre gado, pasto e soja. É composta por duas propriedades, a fazenda Darro e a Fazenda Pioneira. A Fazenda Pioneira foi fundada em 25 de março de 2013 como resultado de uma joint venture entre a SLC Agrícola e o grupo Dois Vales. Em sua primeira safra (2013/14), a fazenda iniciou suas atividades com o plantio de 8.756,82 hectares de soja, expandindo progressivamente suas operações. Na safra de 2015/16, a área cultivada aumentou para 19.469,27 hectares de soja e 7.568,88 hectares de milho. Em 2024, firmaram expansão até a safra 2043/44. Inicialmente, a produção e comercialização de commodities agrícolas na Fazenda Pioneira estavam limitadas a uma área de 20 mil hectares, mas foram adicionados outros 18,7 mil hectares, totalizando 38,7 mil hectares de área produtiva a partir de 2024.
Principais resultados
Os levantamentos e dados secundários permitiram a identificação de atores e instituições de interesse e, em se tratando da primeira parceria entre re.green e proprietário rural, a Raízes propôs ajustes metodológicos para este modelo de negócio. Uma vez que a re.green não é a única frente da parceria, foram dirimidos esforços para convergir a abordagem no território. A partir das informações coletadas junto aos stakeholders, foi elaborado um mapa de atores, ferramenta visual que permite identificar, entender e categorizar as particularidades de cada parte interessada e orientar as ações estratégicas da entrada da re.green no território. Esta ferramenta favorece um processo estruturado para identificar, analisar e priorizar as partes interessadas, compreendendo suas necessidades, expectativas e níveis de influência, bem como evidenciar quais pontos precisam de atenção. A forma mais apropriada de analisar as partes interessadas no presente projeto foi o Mapa de Calor.
Como material analítico visual, foi desenvolvida a Matriz de Riscos, ferramenta de gestão utilizada para identificar, avaliar e priorizar os sinais que podem impactar os objetivos ou a execução de um projeto. Sua estrutura parte de organização em categorias, descrevendo suas causas, os possíveis impactos e as medidas de resposta para cada situação identificada. Essa abordagem sistemática auxilia na antecipação de desafios e no planejamento de ações que minimizem os impactos, ou até mesmo evitam que os riscos se concretizem. Em sua essência, a matriz de riscos integra elementos como a identificação de eventos potencialmente adversos, a análise de suas consequências, a probabilidade de ocorrência e a definição de respostas e planos de contingência. Estes levantamentos e os instrumentos de análise decorrentes possibilitaram à Raízes destacar que o contexto analisado apresenta condições institucionais e sociais para que a proposta de restauração florestal avance de forma estruturada, podendo, inclusive, servir como referência regional. Caso haja interesse da re.green e da propriedade parceira, este projeto poderá atuar como catalisador de iniciativas semelhantes, contribuindo para ampliar a adoção de práticas sustentáveis e a diversificação do uso do solo no território.
Links externos
Se identificou com nosso propósito e acredita que nossos serviços podem ajudar você e sua organização a alcançar o impacto que almejam?
Receba nossas novidades por e-mail
© Raízes Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvido por NaçãoDesign