periodo e duração


2015 (10 meses)

cliente


Associação Projeto Bagagem

abrangência e localização


Brasília – DF.

A Associação Projeto Bagagem foi responsável pela organização do I Encontro da Rede Brasileira de Turismo Solidário e turismo Comunitário (Turisol) realizado na Bahia em 2010. Após um longo período sem articulação, em 2014, a associação contratou a Raízes para rearticular os contatos, conseguir parceiros e financiadores e fazer acontecer um novo encontro. O objetivo era claro: reacender os debates em rede no turismo de base comunitária.

O evento, que aconteceu entre os dias 12 e 14 de agosto, em Brasília-DF, reuniu cerca de 180 pessoas. Foram mais de 50 pessoas de diferentes comunidades de norte a sul do país – além de operadores e agências, acadêmicos que pesquisam o tema, membros do Poder Público Municipal, Estadual e Federal, o Sebrae Nacional, pela segunda vez patrocinador do evento e outros parceiros e interessados no turismo comunitário.

Os principais parceiros de organização foram as iniciativas que assumiram responsabilidades de gestão da rede ao lado do Projeto Bagagem, já em 2010. Foram eles:

  • Projeto Saúde e Alegria;
  • Rede Tucum;
  • Acolhida na Colônia;
  • Pousada Uacari;
  • Fundação Casa Grande.

A Universidade de Brasília (UnB) foi a sede acolhedora do encontro e a empresa júnior do curso de turismo, Polaris, os braços executores. Já a iniciativa Grãos de Luz e Griô foi co-organizadora, trazendo o governo da Bahia como um dos patrocinadores.

O outro patrocinador máster do evento foi o SEBRAE Nacional.

Assim, o evento de turismo comunitário e solidário contou com muitos parceiros e colaboradores do turismo comunitário. Aconteceu em 3 dias intensos de debates, workshops, palestras, world cafés, apresentação de posters, aquários de debate, música e dança. Parte dos recursos foi levantado por crowdfunding na Garupa. E a participação de alguns comunitários foi custeada por esses esforços de captação coletivos.

Neste link, você pode conferir notícias e ações da Raízes envolvidas com a Rede Turisol.

Impactos positivos


Mais de 180 pessoas reunidas;

Uma carta de intenção;

Formação de uma comissão provisória para a Rede;

Uma publicação com a síntese dos debates;

O rascunho da nova carta de adesão à rede;

Conexão de iniciativas de todo o país.

Etapas relacionadas

    Vídeos