periodo e duração


Agosto - Setembro 2015

cliente


Comunidade e empreendedores da Guarda do Embaú

abrangência e localização


Guarda do Embaú – Palhoça (SC)

equipe


Mariana Madureira

Jussara Rocha

Marli Luisa

Em parceria com : Núcleo de Associações da Guarda e Biofair

A Guarda do Embaú é uma comunidade de origem açoriana no litoral de Santa Catarina cuja principal fonte de renda é a pesca artesanal e o turismo. A Raízes foi convidada a colaborar com o fortalecimento do recém-criado Núcleo das Associações da Guarda do Embaú. A governança informal é constituída com representantes da Associação de Moradores, Mães, Pescadores, Barqueiros e Surfistas da região.

Após dias de diagnóstico - que envolveram reuniões com as cinco associações e visitas aos principais pontos turísticas da comunidade -, a Raízes facilitou um workshop aberto à participação de toda a comunidade. Usando ferramentas de compartilhamento, foi possível apreender a opinião de mais de 200 pessoas sobre os principais desafios e potenciais para o desenvolvimento sustentável da Guarda do Embaú.

“Esse workshop consolidou o surgimento do Núcleo de Desenvolvimento Sustentável da Guarda do Embaú e tudo isso é só o começo de um projeto de qualidade de vida que está sendo pensado e desenvolvido coletivamente e permanentemente aberto a novos parceiros”, comenta Mariana Madureira, sócia-diretora da Raízes e co-gestora do projeto.

Depois disso, um plano de desenvolvimento foi co-criado. No segundo encontro, aberto a todo o público, ele foi validado por todos.

O objetivo do plano de desenvolvimento era encontrar soluções para problemas como:

  • Tratamento de resíduos;
  • Excesso de turistas no verão;
  • Abandono da comunidade no inverno;
  • Entre outros desafios.

Desdobramentos pós-Governança

Um ano depois foi lançada uma campanha de crowdfunding para desenvolver um roteiro turístico de inverno que valorize a cultura e ajude a criar um fluxo mais constante e sustentável de visitantes na comunidade.

A campanha, com o parceiro Garupa, ficou incrível! Mas infelizmente não atingiu a meta no prazo. O projeto continua aberto à captação no site do Prosas.

Principais resultados


Levantamento de demandas locais

Co-criação de um projeto de desenvolvimento

Co-criação da campanha Guarda Viva

Etapas relacionadas

  • null

    Articular

  • null

    Cocriar

Vídeos