periodo e duração


2012/2013 (6 meses)

cliente


Tamoios Inteligência Geográfica
Instituto Semeia

abrangência e localização


Belo Horizonte, Cordisburgo, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo e Sete Lagoas – Estado de Minas Gerais

municípios visitados


Belo Horizonte, Cordisburgo, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo e Sete Lagoas.

A Rota das Grutas de Peter Lund é um roteiro de turismo em Minas Gerais que inclui três unidades de conservação. Os espaços envolvidos são: O Parque Estadual do Sumidouro (no qual se encontra a Gruta da Lapinha); o Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato; e o Monumento Natural Peter Lund (Gruta de Maquiné). E a Raízes atuou como consultoria e no gerenciamento desse projeto.

A gestão dessas UCs era feita pelo Instituto Estadual de Floresta, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente do Estado. Porém, o Instituto Semeia propôs a gestão privada dessas unidades de conservação através de um edital de Parceria Público Privada (PPP). (A Parceria Público-Privada (PPP) é um contrato de prestação de obras ou serviços não inferior a R$ 20 milhões, com duração mínima de 5 e no máximo 35 anos, firmado entre empresa privada e o governo federal, estadual ou municipal", como explica o site do Governo Federal. Mais detalhes aqui).

O objetivo era o debate sobre como tornar a preservação mais efetiva e transformar o uso público em uma ferramenta poderosa de conhecimento e cuidado com os parques brasileiros.

Por serem espaços de gestão muito complexa, o Instituto Semeia precisou reunir um time de profissionais com expertises complementares. Assim, atuou na criação de uma modelagem eficiente, que garantisse vantagens aos privados que se propusessem a participar do edital. Ao mesmo tempo, que mantivesse as finalidades ambientais.

Assim, a Raízes contribuiu de duas formas:
- Com consultoria para governança e questões relacionadas à atividade turística, por meio da atuação da nossa especialista Jussara Rocha;
- No gerenciamento de toda a equipe de consultores, monitorando entregas e articulando reuniões, pelas mãos da nossa gestora Mariana Madureira.

As PPPs têm sido implementadas com muita eficiência em todo Brasil e especialmente em Minas Gerais. O estado tem inovado no tema! Contudo, antes dessa iniciativa, PPP para Unidade de Conservação ainda não havia sido cogitada.

Impactos positivos


Modelagem inovadora de uma Parceria Público Privada para Gestão de Unidades de Conservação em uma rota turística. Modelo passível de replicação.

Etapas relacionadas

  • null

    Cocriar

  • null

    Conhecer

Vídeos