ArteCarste: Geração de renda a partir do artesanato identitário na região das Grutas
O artesanato pode ser uma ferramenta de geração de renda e autonomia, além de uma poderosa forma de valorizar a cultura local.
Fortalecer, potencializar e apresentar ao mundo uma cultura ímpar por meio do desenvolvimento local, da geração de renda e valorização do artesanato. Esses foram os objetivos da Raízes Desenvolvimento Sustentável ao realizar o Projeto ArteCarste.
Carste é o nome dado a um sistema geográfico que possui cavernas, dolinas, água de grande concentração calcária, rochas com propriedades ótimas para fossilização. No caso da região das grutas de Minas Gerais, uma cultura encantadora!
Abrangente, podemos dizer que seu principal objetivo foi desenvolver o artesanato como fonte financeira nas cidades que compõe o Circuito Turístico das Grutas. Assim, melhoramos a qualidade das peças produzidas e preparamos os produtos para serem inseridos no mercado turístico. Procuramos também melhorar a qualidade de vida do artesão, valorizando seu ofício e aumentado sua autoestima.
O trabalho teve início em junho de 2012. Uma proposta da Associação do Circuito Turístico das Grutas com realização da Raízes e patrocínio da TAM e da Brennand.
A região possui grande riqueza arqueológica e paleontológica e também uma grande fragilidade ambiental. Essas características limitam o desenvolvimento local em atividades convencionais. A agropecuária, por exemplo, poderia colocar em risco o patrimônio histórico existente.
Nesse contexto, o artesanato é uma boa solução por incrementar a renda local para população sem prejuízo ao meio ambiente. Além do trabalho de qualificação, o destaque foi o foco no desenvolvimento humano, nas relações interpessoais e no esforço colaborativo de criação e empreendedorismo.
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“O ArteCarste foi um projeto idealizado pela Raízes em parceria com o Circuito Turístico das Grutas. Foi uma proposta de qualificação de artesãs para que seus trabalhos manuais adquirissem identidade local e valorização.
Passaram pelo projeto mais de 50 pessoas e houve mais de 200 horas de qualificação. O ponto mais positivo foi a forma como se apropriaram de signos e materiais locais e conseguiram criar peças totalmente diferentes, inovadoras e de alta qualidade”.
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Impactos positivos
– Capacitação com oficinas de design, marketing, associativismo, comercialização e uma viagem de benchmarking
– Resgate de imagens, texturas, cores, objetos e materiais da região
– Criação de um repertório rico e complexo de fundamentos para o artesanato local baseados na história, na geografia, nos relatos, na cultura e demais conhecimento da região
– Criação de artesanatos com conceito
– Melhoria da oferta de produtos artesanais para os locais e para os turistas
– Aumento da autoestima dos artesãos
– Aumento da renda
Principais resultados
8 municípios mapeados
Mais de 150 artesãos mapeados
50 selecionados para capacitação
Mais de 200 horas de qualificação: design, empreendedorismo, associativismo
1 viagem de benchmarking à Brasilia
Criação de uma associação com 24 membros
Criação de 2 coleções com mais de 15 peças exclusivas
Abertura de uma loja conceito em Cordisburgo
Número de beneficiários
50 artesãos
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