Projeto de Desenvolvimento Territorial e Transformação Social
O projeto de Desenvolvimento Territorial e Transformação Social em Barão de Cocais foi desenvolvido para atender as comunidades de Socorro, Piteira, Tabuleiro e Vila do Gongo, que tiveram seus moradores evacuados em 2019. Ele aconteceu em duas fases: a primeira foi de setembro de 2021 a setembro de 2022 e a segunda de dezembro de 2022 a dezembro de 2023.
Na fase 1 seus objetivos eram: fortalecer o empreendedorismo feminino e equidade de gênero, através da economia criativa; fortalecer a Associação Comunitária de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, para construção participativa de atividades planejadas e desenvolver um planejamento rural participativo. Portanto foram desenvolvidas ações de inspiração e formação empreendedora com incubação de negócios selecionados. Além de ações de coletivas de desenvolvimento sistêmico e assessorias para o planejamento rural participativo. Contou com conteúdo que reforçou o caráter prático das ações no território, buscando assim materializar os sonhos e possibilidades dos moradores que optaram por participar dessa jornada. A etapa de formação e assessoria, possibilitou a troca de saberes entre os consultores da Raízes e os beneficiários, a partir da disponibilização de conteúdos relevantes. Tais ações aconteceram de forma híbrida sendo algumas online e outras presenciais.
Dada a necessidade de evolução dos participantes e pela própria demanda das empreendedoras da frente de Empreendedorismo Feminino que buscavam consolidar seus negócios, a fase 2 teve por objetivo dar continuidade ao trabalho desenvolvido na fase 1, com ações de fortalecimento ao empreendedorismo feminino e a Associação Comunitária e aconteceu 100% presencial. Essa nova fase foi aplicada às empreendedoras que já participaram da Fase 1 do projeto, e contou também com 07 novas empreendedoras. Foram oferecidos encontros coletivos de formação e assessorias individuais, que ampliaram os temas relacionados à estruturação dos negócios, como: atitudes empreendedoras, modelagem e análise do negócio, gestão financeira, custos e precificação e produtividade, e comercialização. Além das ações para o fortalecimento da Associação Comunitária e apoio no desenvolvimento e realização da Feira Arte e Sabores que contou com a participação das empreendedoras que tiveram oportunidade de expor seus produtos.
Impactos positivos
3 Encontros de Equidade de Gênero
10 vídeos (formação virtual)
50h Encontros Coletivos
300h Assessorias Individuais
Aplicação de Capital Semente
Principais resultados
16 empreendedores qualificados
13 Negócios Incubados
Realização da Feira Artes e Sabores
Vídeos
Se identificou com nosso propósito e acredita que nossos serviços podem ajudar você e sua organização a alcançar o impacto que almejam?
Receba nossas novidades por e-mail
© Raízes Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvido por NaçãoDesign