periodo e duração


Junho 2020 a Maio 2021 (12 meses)

cliente


VALE

municípios visitados


Nova Lima

Belo Horizonte

Sabará

Raposos

equipe


Mariana Madureira

Lizandra Barbuto

Nathalia Dothling

Felipe França

Rafael Tello

Tauana Costa

Jussara Rocha

Guilherme Malta (UFJF)

George Barcat (Integrow)

Antônio Fernando (Integrow)

Lourdes Alves (Integrow)

Maria Fernanda Teixeira (Integrow)

Estagiários:

Allana de Souza

Arthur Fortes

Dinah Therrier

Clara Gabriela

Christian Borges

Larissa Castilho

Milena Rocha

Yasmin Alvez

O mundo atravessa um período de rápidas transformações socioeconômicas, ambientais, tecnológicas e culturais. A intensidade dessas alterações, que afetam o conjunto dos seres vivos e o planeta numa escala sem precedentes, traz, em si, uma forte sensação de insegurança.

De modo particular, nos últimos meses, a disseminação de uma pandemia de alcance global simultâneo – experiência jamais vivida pela humanidade em seus 50 mil anos de existência –, nos leva a repensar nossos modos de interagir, consumir, trabalhar. Se é certo que ainda é cedo para avaliarmos o impacto dessa experiência profunda sobre o funcionamento da sociedade, conceitos e valores tais como cooperação e compartilhamento, integrados à a dinâmica coletiva, parecem ser fundamentais para enfrentar os desafios que se colocam – afinal, a simultaneidade desse evento nos dá a consciência de que habitamos, todos, uma mesma casa.

Com essa percepção, e consciente de que o empreendimento que a VALE pretende implantar na área da Mina de Águas Claras – MAC pode representar uma oportunidade única para o desenvolvimento de um projeto de caráter inovador, concebido através de uma visão integrada para o desenvolvimento local, o Consórcio GAIA – na mitologia grega, a Mãe-Terra, elemento primordial que cria a vida – está desenvolvendo um estudo complexo e multidisciplinar.

 

O Consórcio Gaia

 

Para atingir os objetivos de gerar valor compartilhado com as comunidades direta e indiretamente envolvidas no projeto, tornando a VALE parceira e aliada do desenvolvimento local, e fazer com que o processo de fechamento da MAC e o uso futuro da área sejam um exemplo de boas práticas, inovação e sustentabilidade, o Consórcio GAIA reuniu, com uma visão colaborativa e sistêmica, empresas e consultores das áreas ambiental, social, jurídica, de avaliação de riscos, de infraestrutura e econômica.

Além da Raízes Desenvolvimento Sustentável, fazem parte do consórcio outras quatro empresas:

  • Gérance Gerenciamento e Consultoria – empresa especializada em oferecer soluções estratégicas e integradas na área de gerenciamento de projetos e obras – as empresas que compõe o Consórcio GAIA, assim como os consultores por elas selecionados para atuar no projeto, distinguem-se pelo seu expertise, inovação de soluções e excelência técnica na elaboração e implantação de empreendimentos similares ao proposto pela VALE.
  • GITEC Brasil: empresa de consultoria de projetos socioambientais que, desde 2013, conecta o conhecimento local e global para o desenvolvimento sustentável, criando um grande portfólio de projetos em diferentes temas, como mitigação e adaptação às mudanças climáticas, proteção e uso sustentável do ecossistema e o bem-estar da comunidade;
  • BHZ Arquitetura e Gerenciamento: empresa de arquitetura e urbanismo que, desde 1993, elabora e gerencia projetos de médio e grande porte nas áreas comercial, residencial, corporativa e institucional, com atuação em todo o Brasil.
  • BVP Engenharia: empresa que desenvolve projetos de engenharia geotécnica (do conceitual à engenharia executiva), consultoria, emissão de laudos e auditorias em diversos segmentos de mercado, dentre os quais destacam-se os setores de indústria, energia e infraestrutura.

Esses estudos, são a primeira fase de um processo participativo de construção de um uso significativo para o território, com valor compartilhado com a sociedade.

 

Números do Projeto

  • 673 páginas de estudos produzidas;
  • 69 consultores envolvidos;
  • 153 colaboradores Vale engajados;
  • 550 stakeholders externos escutados.

Principais resultados


  • 13 Estudos entregues pelo consórcio Gaia, sendo três deles de responsabilidade da Raízes: Diagnóstico Socioeconômico e Estudo de Desenvolvimento Local; Fundamentos do Engajamento; Engajamento dos Atores Externos. Em outros 2 colaboramos ativamente: Engajamento dos Atores Internos e Modelo de Negócio. Também colaboramos de forma mais pontual com o Estudo de Restrições e Potencialidades, o Desenho de Cenários Futuros e Estudo de Serviços Ecossistêmicos.
  • Escuta de mais de 700 stakeholders, mapeamento de atores e desenho de estratégia de engajamento.

Etapas relacionadas

  • null

    Cocriar

  • null

    Conhecer

  • null

    Inspirar