periodo e duração


Junho 2020 - Dezembro 2020

cliente


VALE

municípios visitados


Nova Lima

Belo Horizonte

Sabará

Raposos

O mundo atravessa um período de rápidas transformações socioeconômicas, ambientais, tecnológicas e culturais. A intensidade dessas alterações, que afetam o conjunto dos seres vivos e o planeta numa escala sem precedentes, traz, em si, uma forte sensação de insegurança.

De modo particular, nos últimos meses, a disseminação de uma pandemia de alcance global simultâneo – experiência jamais vivida pela humanidade em seus 50 mil anos de existência –, nos leva a repensar nossos modos de interagir, consumir, trabalhar. Se é certo que ainda é cedo para avaliarmos o impacto dessa experiência profunda sobre o funcionamento da sociedade, conceitos e valores tais como cooperação e compartilhamento, integrados à a dinâmica coletiva, parecem ser fundamentais para enfrentar os desafios que se colocam – afinal, a simultaneidade desse evento nos dá a consciência de que habitamos, todos, uma mesma casa.

Com essa percepção, e consciente de que o empreendimento que a VALE pretende implantar na área da Mina de Águas Claras – MAC pode representar uma oportunidade única para o desenvolvimento de um projeto de caráter inovador, concebido através de uma visão integrada para o desenvolvimento local, o Consórcio GAIA – na mitologia grega, a Mãe-Terra, elemento primordial que cria a vida – está desenvolvendo um estudo complexo e multidisciplinar.

 

O Consórcio Gaia

 

Para atingir os objetivos de gerar valor compartilhado com as comunidades direta e indiretamente envolvidas no projeto, tornando a VALE parceira e aliada do desenvolvimento local, e fazer com que o processo de fechamento da MAC e o uso futuro da área sejam um exemplo de boas práticas, inovação e sustentabilidade, o Consórcio GAIA reuniu, com uma visão colaborativa e sistêmica, empresas e consultores das áreas ambiental, social, jurídica, de avaliação de riscos, de infraestrutura e econômica.

Além da Raízes Desenvolvimento Sustentável, fazem parte do consórcio outras quatro empresas:

  • Gérance Gerenciamento e Consultoria – empresa especializada em oferecer soluções estratégicas e integradas na área de gerenciamento de projetos e obras – as empresas que compõe o Consórcio GAIA, assim como os consultores por elas selecionados para atuar no projeto, distinguem-se pelo seu expertise, inovação de soluções e excelência técnica na elaboração e implantação de empreendimentos similares ao proposto pela VALE.
  • GITEC Brasil: empresa de consultoria de projetos socioambientais que, desde 2013, conecta o conhecimento local e global para o desenvolvimento sustentável, criando um grande portfólio de projetos em diferentes temas, como mitigação e adaptação às mudanças climáticas, proteção e uso sustentável do ecossistema e o bem-estar da comunidade;
  • BHZ Arquitetura e Gerenciamento: empresa de arquitetura e urbanismo que, desde 1993, elabora e gerencia projetos de médio e grande porte nas áreas comercial, residencial, corporativa e institucional, com atuação em todo o Brasil.
  • BVP Engenharia: empresa que desenvolve projetos de engenharia geotécnica (do conceitual à engenharia executiva), consultoria, emissão de laudos e auditorias em diversos segmentos de mercado, dentre os quais destacam-se os setores de indústria, energia e infraestrutura.

Esses estudos, com previsão de conclusão em dezembro de 2020, são a primeira fase de um processo participativo de construção de um uso significativo para o território, com valor compartilhado com a sociedade.

Etapas relacionadas

  • null

    Cocriar

  • null

    Conhecer

  • null

    Inspirar