Diagnóstico Social Barão de Cocais (MG)
O projeto teve como objetivo a realização de um Diagnóstico Social com a população das comunidades de Socorro, Piteira, Tabuleiro e Vila do Gongo, que compreendem a ZAS – Zona de Alto Salvamento no município de Barão de Cocais em MG que foram evacuadas devido ao acionamento da sirene de segurança da barragem de Gongo Soco em 2019.
As atividades compreenderam o mapeamento e a caracterização dos vínculos e sentimentos da população evacuada com o território e a prospecção de suas expectativas com relação ao futuro.
O trabalho foi executado por meio de uma escuta profunda e sensível com as comunidades gerando dados de realidade e qualitativos visando nortear e orientar um trabalho de investimento social mais assertivo baseado em parâmetros de leitura do território e que contemplem também nuances dessa realidade por grupo social sob a perspectiva dos comunitários.
Para tanto foram realizados 12 grupos focais e 21 entrevistas qualitativas numa escuta direta em uma amostra aproximada de 1/3 da população atingida, onde foram ouvidas lideranças comunitárias formais, lideranças Informais formadores de opinião, moradores e sitiantes atingidos. Foi realizado, também, estudo etnográfico sobre a situação de reassentamento temporário das pessoas afetadas.
Desta forma, o Diagnóstico Social se tornou uma bússola para orientações dos próximos investimentos da empresa para mitigação dos impactos negativos da remoção.
Principais resultados
- Estudo Antropológico sobre as Comunidades;
- Relatório qualitativo sobre a percepção geral da escuta realizada e recomendações.
Se identificou com nosso propósito e acredita que nossos serviços podem ajudar você e sua organização a alcançar o impacto que almejam?
Receba nossas novidades por e-mail
© Raízes Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvido por NaçãoDesign