Nosso Impacto
Internamente usamos os dados para monitorar a rota e identificar necessidades de ajuste ao longo dos projetos, criando efetividade e agilidade na gestão de crises ou necessidades de adaptação. Usamos também os dados para apurar aprendizado no balanço final de cada projeto, internalizando aprendizados que servirão a outros processos. Como nosso propósito é diminuir as desigualdades sociais e de gênero, gerando oportunidades que valorizem e conservem a sociobiodiversidade, temos nos últimos anos nos debruçado sobre investigações de como medir e demostrar esses resultados. Nossa preocupação é coletar dados que importam interna e externamente.
Externamente usamos os dados para mostrar os resultados a beneficiários, parceiros e financiadores. É importante que todos que fazem parte da cadeia possam entender e celebrar os resultados, sendo esses demonstrativos fundamentais para captação de novos investimentos por parte dos parceiros que aportam os recursos. Um dos nossos desafios é a mensuração conjunta (compilada) de projetos de naturezas distintas.
Como atuamos no desenvolvimento de estudos, palestras, formações, pesquisas, escutas, mentorias, formação de redes e implementação de projetos complexos de desenvolvimento territorial, é difícil reduzir o “impacto Raízes” a alguns números.
No nosso site o visitante encontra uma página para cada projeto na qual constam informações sobre principais resultados, bem como transparência em relação aos financiadores, tempo de duração, território, equipe, entre outros dados. Temos buscado formas de ampliar a mensuração de impacto (e não apenas de resultados) com o acompanhamento de negócios já apoiados pela Raízes. Nosso intuito e verificar se há permanência dos benefícios adquiridos com as mentorias e com outros projetos no longo prazo. Nas iniciativas mais recentes começamos a adotar grupos de controle para investigações mais precisas no futuro.
Em termos de processos, nos certificamos como empresa B em 2014 (uma das 10 primeiras empresas B do Brasil) e usamos a certificação como ela deve ser: um caminho e um guia para aprimoramento constante. Temos um comitê interno responsável por avaliar e aprimorar nossos processos e métodos com o intuito de sermos cada vez mais inclusivos, equitativos e regenerativos, um negócio que beneficie as pessoas e o planeta.