periodo e duração


20 a 25 de setembro de 2018

cliente


Projeto próprio em parceria com a Korui e patrocínio da Natura

abrangência e localização


Cametá, Santana de Mocajuba, Boa Vista do Acará e Cotijuba.

equipe


Mariana Madureira

Jussara Rocha

Yasmin Carmorari (Korui)

Adriana Uribe (Videomaker)

Micael Hocherman (Cadenza)

Mais uma vez em parceria com a Korui – Ciclos de Vida, em setembro de 2018 realizamos a segunda edição do Dona do meu Fluxo! Dessa vez, contamos com o patrocínio da Natura para realizar o projeto na Amazônia, beneficiando as mulheres do Pará.

Os workshops piloto foram realizados em quatro comunidades ribeirinhas paraenses: Cametá, Santana de Mocajuba, Boa Vista do Acará e Cotijuba. Nessas comunidades, as mulheres têm um papel significativo na colheita e fornecimento de insumos usados como matéria-prima da linha de produtos Ekos, da Natura.

A equipe que se aventurou até a Amazônia para a realização do projeto contou com a idealizadora da Raízes, Mariana, a sócia-consultora Jussara; a colaboradora da Korui Yasmin; e os videomakers Adriana Sujaan e Micael (Cadenza), que captaram as belíssimas imagens.

Seguindo os moldes da edição anterior, o projeto teve como objetivo levar informações sobre o uso do coletor menstrual e também sobre outros temas como direitos da mulher, sexualidade, Sagrado Feminino, sororidade, e, por fim, realizar a doação dos coletores menstruais com ampla explanação de como usá-lo e suas vantagens.

Dessa vez, o desconhecimento das mulheres em relação ao coletor menstrual foi maior. Em contrapartida, elas se mostraram abertas à experimentar o ‘copinho’, participaram ativamente dos workshops e compartilharam suas experiências com a equipe envolvida no projeto.

Com a doação de 200 coletores, a edição de 2018 na Amazônia foi um piloto do que planejamos para 2019: a doação de mais de mil coletores! Além disso, em 2019 a Raízes vai selecionar mulheres para atuar no suporte dos workshops, através de um edital de Volunturismo.

Principais resultados


Distribuição de centenas de coletores para mulheres em comunidades ribeirinhas do Pará.

Número de beneficiário


Centenas de mulheres impactadas positivamente.

Etapas relacionadas

  • null

    Articular

  • null

    Inspirar

  • null

    Realizar

Vídeos