periodo e duração


28 de junho à 4 de julho de 2019

cliente


Projeto próprio em parceria com a Korui e patrocínio da Natura

abrangência e localização


Sul: Barcarena (Vila Nova e Vila do Conde), Abaetetuba e Periquitaquara.

Norte: Santa Luzia do Pará, São Miguel do Guamá em Iritiuia, Santo Antônio do Tauá e Santo Amaro, em Benevides.

equipe


Mariana Madureira (Raízes)

Jussara Rocha (Raízes)

Tauana Costa (Raízes)

Isabela Pôssas (Raízes)

Aline de Lima (Korui)

Bianca Bleskan (volunturista)

Duda Said (volunturista)

Natasha Shprecher (volunturista)

Thatiana Roriz (volunturista)

Depois de receber uma edição piloto do Projeto Dona do Meu Fluxo em 2018, em 2019 a Amazônia recebeu novamente o projeto. Desta vez, com uma novidade: a participação de quatro volunturistas selecionadas via edital, que atuaram no suporte à realização dos workshops direcionados às moradoras de comunidades ribeirinhas e quilombolas do Pará.

Dez mulheres compuseram a equipe do projeto este ano: além das quatro volunturistas, quatro colaboradoras da Raízes (duas delas participando pela primeira vez como trainees),  uma da Korui e uma jornalista – percorreram cerca de 600 km divididas em dois grupos. Metade delas viajou ao sul de Belém, fazendo workshops em Barcarena (Vila Nova e Vila do Conde), Abaetetuba e Periquitaquara enquanto a outra metade se deslocou para o norte e esteve presente em Santa Luzia do Pará, São Miguel do Guamá em Iritiuia, Santo Antônio do Tauá e Santo Amaro, em Benevides.

Nesta edição oito workshops foram realizados, impactando quase 400 de mulheres de 13 a 74 anos de idade, com diferentes vivências e, apesar de parte delas já estar em menopausa, elas também foram disseminadoras das informações e puderam inclusive levar coletores menstruais para entregar a outras mulheres, parentes ou amigas, que não participaram dos encontros, instruindo o uso.

Como em suas outras edições, o Projeto Dona do Meu Fluxo, iniciativa da Raízes Desenvolvimento Sustentável em parceria com a Korui, doou coletores menstruais e disseminou informações e conhecimento sobre temas como menstruação, relação com o próprio corpo, padrões de beleza, julgamento, sororidade e redes de apoio.

Principais resultados


Distribuição de 400 de coletores para mulheres em comunidades ribeirinhas e quilombolas do Pará.

Número de beneficiário


Centenas de mulheres impactadas positivamente.

Etapas relacionadas

  • null

    Articular

  • null

    Inspirar

  • null

    Realizar

Vídeos