Skip to main content

Projeto Bagagem representa o Brasil no Fórum Internacional de Turismo Solidário

Por 23 de setembro de 2014setembro 20th, 2016Artigos

A Nicarágua sedia o principal encontro do turismo sustentável das Américas entre os dias 21 e 26 de setembro. E o Brasil estará representado no Fórum Internacional de Turismo Solidário e Desenvolvimento Sustentável (FITS): o Projeto Bagagem estará presente no evento com a participação de Mariana Madureira, que faz parte da secretaria executiva da entidade.

 

Durante o FITS, ela irá contribuir para a discussão com o balanço do turismo comunitário brasileiro nos últimos 10 anos, de 2003 a 2013. Dezenove países da América Latina farão parte da discussão.

 

“Muita coisa boa aconteceu nesse período, inclusive o próprio Bagagem. Tivemos investimentos públicos e privados descontínuos, muito conhecimento acadêmico produzido. É bom consolidar o passado, mas ele deixa claro que ainda há muito por fazer. Sabemos do potencial do Brasil como destino de turismo de base comunitária no mundo, mas vemos que ainda é subutilizado”, comenta Mariana.

 

Para ela, participar de um evento de relevância mundial e com a participação de diversos países envolvidos é reiniciar o trabalho do Projeto Bagagem com o pé direito. Isso porque a entidade passou por uma fase de transição e há poucas semanas voltou à ativa – tendo a Raízes Desenvolvimento Sustentável à frente da secretaria executiva.

 

“Assumimos a secretaria por acreditar no potencial do turismo como ferramenta de desenvolvimento sustentável de comunidades. Participar do FITS significa, entre outras coisas, ajudar a alavancar o segmento e inserir o Brasil nesta rede mundial do turismo comunitário”, explica Mariana.

 

O Projeto Bagagem – Com bastante experiência em estruturação de associações, a Raízes assumiu a gestão do Bagagem com o objetivo de articular o turismo de base comunitária brasileiro –  e acreditando que isso só será possível unindo esforços coletivamente para conseguir influenciar as políticas públicas neste sentido.

 

“Vivemos em um país de dimensões continentais, o que dificulta um pouco esta comunicação, mas estamos trabalhando para fortalecer e estruturar melhor as pequenas iniciativas brasileiras, além de gerar a demanda nos consumidores mais conscientes”, explica a representante brasileira no FITS.

 

Conheça mais do Projeto Bagagem em www.projetobagagem.org.

 

Crédito da imagem: Na Lata/Raízes