Skip to main content

Negócios com propósito: como definir a missão da sua empresa

As pessoas estão constantemente buscando um propósito, seja na vida pessoal ou na profissional – se é que hoje ainda podemos delimitar nossa existência entre essas duas partes. A verdade é que levamos muito de nossas experiências, valores e vivências para o trabalho, bem como deixamos nossas carreiras ultrapassarem as barreiras de nosso lar, o que ocasiona, por exemplo, insights no meio da noite, durante o banho ou no jantar em família.  Mas isso não precisa – nem deveria – ser ruim! 

Não é à toa que um dos mais recentes livros do Mestre espiritual brasileiro Sri Prem Baba, “Propósito”, tornou-se best seller em poucos meses, sendo inclusive traduzido em várias línguas. Mas estamos falando aqui de algo que vai além de espiritualidade, religião e qualquer outra delimitação. Estamos falando do que move o ser humano todos os dias, que é encontrar respostas, incluindo para os seus negócios. 

 

Por isso fica a pergunta: qual é o propósito do SEU negócio? 

A Raízes é um negócio social. E sendo um negócio social, acreditamos em gerar impacto positivo na sociedade através do nosso produto, serviço ou modelo de negócio. As empresas sociais combinam ferramentas e estratégias de empreendedorismo de negócios com a missão e os valores de uma Organização da Sociedade Civil (ONG) para criar impactos de longo prazo. 

Um dos pioneiros desse modelo de viver, pensar e empreender é Muhammad Yunus, um economista e banqueiro bengali, que em 2006 recebeu o Nobel da Paz. Talvez você já o conheça, e esperamos que sim. Mas em um resumo muito breve de sua vida, Yunnus concebeu e implantou a mais conhecida e bem sucedida experiência de microcrédito do mundo, ainda em 1976. Sua iniciativa gerou desenvolvimento econômico e social a partir de baixo, contribuindo para a democracia e os direitos humanos. 

Esse é o propósito dele. O que o fez e faz movimentar-se, assim como o seu legado, que percorre o planeta. Mas onde queremos chegar aqui é te propor a refletir no seu próprio negócio… 

 

Como é e como conduzo meu negócio?  

Uma dica é pensar nos passos,  começando extamente pelos valores, que devem guiar todo o resto. 

 

Valores > Negócio> Missão > Visão, para só então chegar na Definição de Objetivos. 

 

É um dos expertises da Raízes prestar mentoria para ajudar negócios, pessoas, projetos sociais, associações etc. a reconhecerem onde querem chegar e desenhar o caminho para isso. Para identificar o propósito usamos técnicas propostas pela Teoria U, que já falamos aqui no blog, e também ferramentas do Dragon Dreaming, como o círculo dos sonhos, por exemplo – que já citamos em outros momentos aqui no site 

A filosofia Dragon Dreaming expressa bastante a forma como um negócio de propósito se desenvolve: em ciclos retroalimentados pelo sonho. Enquanto círculos tradicionais como o PDCA (Plan, Do, Check, Act) começam diretamente no planejamento que é uma etapa mais mental e fria, o Dragon Dreaming começa no Sonho, na emoção, na motivAção. Se não soubermos o que move um negócio, pode ser que ele não saia do lugar, não é mesmo?  

  Os quatro quadrantes básicos do Dragon Dreaming 

 

Por isso é tão importante ter referências e reconhecer que nem sempre conseguimos estruturar algo sozinho ou refletir sozinhos para onde estamos indo, embora o caminho seja individual. E tudo bem isso acontecer com o seu negócio ou projeto também. Estamos aqui para lhe auxiliar nessa empreitada assim como, diariamente, somos iluminados por outros. 

Esperamos que esse texto tenha sido esclarecedor! Caso tenha dúvidas ou queira mais informações, deixe um comentário, mande um email ou nos procure por qualquer canal social. 

 

Crédito da imagem: Repórter Vladimir Platonow/ABr