Skip to main content

Brasília recebe evento colaborativo em prol do TBC

Por 17 de julho de 2015setembro 2nd, 2016Artigos

Uma parte da comprida missão já foi cumprida. Agora é esperada a hora de botar a mão na massa e mobilizar o turismo de base comunitária no Brasil (TBC). Após alcançar a meta proposta pelo Projeto Bagagem, na campanha de financiamento coletivo através da plataforma Garupa, o II Encontro da Rede Turisol ganhou força e será realizado em Brasília entre os dias 12 e 14 de agosto.

O evento acontece na Universidade de Brasília. Depois de arrecadar mais de 21 mil reais, agora é o objetivo é reunir iniciativas de Norte à Sul do país para um debate democrático sobre os rumos do turismo de base comunitária.

Empresas que apoiam o projeto

Com a gestão executiva do Projeto Bagagem sob responsabilidade da Raízes, o Encontro conta com patrocínio do SEBRAE Nacional e parceria do Centro de Excelência em Turismo da UNB (sede do evento). O evento reunirá, além das comunidades, academia, governos, operadoras de turismo e ONGs de apoio às iniciativas comunitárias e de economia solidária.

Para tornar o encontro possível, o Bagagem contou com o apoio das iniciativas que compõe o Conselho da Turisol: Projeto Saúde e Alegria (PA), Rede Tucum (CE), Pousada Uacari (AM), Fundação Casa Grande (CE) e Acolhida na Colônia (SC) que montaram um projeto de financiamento coletivo na plataforma Garupa, parceiro que teve papel fundamental na divulgação do projeto.

Outros apoiadores como a SETRE BA, Grãos de Luz e Griô, FIOCRUZ, Fórum das Comunidades Tradicionais Angra-Parati-Ubatuba, SESC SP e Polaris Jr foram fundamentais para concretização do evento. Além das universidades e centros de pesquisa (UNB, UFRJ, USP, UFRRJ, UERJ, UFRN, entre outras) ABETA, ABBTUR, ANDA BRASIL, ECOBOOKING e outras entidades que compactuam com os valores da Turisol tem colaborado na divulgação e busca de parceiros.

Destaques da programação

As sócias e colaboradoras da Raízes também marcarão presença debatendo suas expertises acerca do tema. O foco é nas comunidades e na integração delas com os setores do trade turístico – como ONGs de apoio, governos e área acadêmica.

Além disso, vale destacar a presença de Carlos Maldonado. O equatoriano, doutor em sociologia, é fundador da RedTurs, associação que fomenta o turismo comunitário na América Latina.

Para quem é o evento?

O encontro é destinado a todos que, como nós, têm paixão pelo turismo comunitário e solidário.

Para fazer sua inscrição e para saber mais detalhes da programação do evento basta acessar o site do II Encontro Turisol. Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail [email protected].

Esperamos você lá para que, juntos, façamos prosperar ainda mais o turismo de experiência no Brasil!