Skip to main content

ArteCarste promove empreendedorismo sustentável no Circuito das Grutas

Por 26 de novembro de 2013setembro 26th, 2016Artigos

Inauguração de loja especializada em artesanato local, que acontecerá nesta sexta (29), em Minas Gerais, marca fase final do projeto

 

Desenvolver o artesanato como fonte de renda nas cidades que compõem o Circuito Turístico das Grutas, em Minas Gerais. Esse é o principal objetivo do ArteCarste, coordenado pela Raízes Desenvolvimento Sustentável. Após 18 meses de trabalho, o projeto que envolve empreendedorismo e sustentabilidade chega a sua fase final com a inauguração da primeira loja especializada em artesanatos exclusivos da região. O evento acontecerá nesta sexta (29), às 10h, em Cordisburgo (MG).

 

Com patrocínio da TAM Linhas Aéreas e Brennand Cimentos, o projeto “ArteCarste – Mãos Criativas no Circuito das Grutas” nasceu no primeiro semestre de 2012 em uma iniciativa da Associação do Circuito Turístico das Grutas. O objetivo era gerar identidade regional e empoderar os artesãos através da criação coletiva nos municípios que envolvem as grutas do Maquiné (em Cordisburgo), Rei do Mato (em Sete Lagoas) e da Lapinha (em Lagoa Santa).

 

“O Artecarste contribuiu para o desenvolvimento local, fomentou a geração de renda e fortaleceu o grupo. Graças aos envolvidos, o objetivo de fortalecer os artesãos para que o grupo caminhe de forma independente e protagonize sua própria história foi alcançado. O resultado foram produtos sustentáveis com o diferencial de valorizar, resgatar e divulgar nossas raízes, história e cultura através de qualidade e exclusividade”, analisa a artesã Cláudia Lima.

 

Sob coordenação da Raízes, o ArteCarste foi dividido em três fases. Na primeira, a empresa fez o levantamento de mais de 150 artesãos de oito municípios diferentes. A segunda fase foi voltada para capacitação com uma turma de 37 artesãos selecionados. Mais de 200 horas de oficinas que abordaram temas como gestão, empreendedorismo, desenvolvimento humano, marketing, associativismo e design.

 

“Um dos grandes desafios foi a produção e a gestão conjunta, considerando que envolve vários municípios. É muito gratificante ver como eles se tornaram um grupo unido e coeso. Acredito que os excelentes resultados se devem à dedicação dos instrutores, ao apoio dos patrocinadores e ao talento e paixão dos artesãos”, afirma Mariana Madureira, sócia da Raízes e uma das responsáveis pela realização do projeto.

 

O resultado foi a formalização da Associação ArteCarste, grupo de 24 artesãos engajados, criativos, alegres e empreendedores. Já era hora de dar o último passo: abrir uma loja especializada com produtos desenvolvidos nas oficinas e encontros de artesãos. Com o nome “Coleção ArteCarste”, as peças produzidas reúnem um pouco do cotidiano, das cores, das texturas e dos sabores locais. Artesanatos que carregam a identidade e a riqueza da região.

 

“A maior importância do ArteCarste é conhecer um pouco mais o Circuito das Grutas e divulgar de forma criativa o conhecimento e a identidade de nossa região. A minha sensação é de dever cumprido. Acredito que esse projeto terá uma continuidade com garra e persistência”, completa a artesã Terezinha Silva.

 

A Raízes Desenvolvimento Sustentável é um negócio social de desenvolvimento local. A raiz do negócio da empresa são projetos baseados em turismo, artesanato e associativismo. Promover experiências e enriquecimento cultural às pessoas, além de entregar soluções sustentáveis de desenvolvimento local, são a nossa paixão.