Skip to main content

Antes, curiosidade; Depois, gratidão e felicidade “Do Barro à Arte”

Por 24 de julho de 2015agosto 31st, 2016Artigos

Antes de cada Roteiro, o sentimento que ocupa nossas mentes é CURIOSIDADE. Para nós da Raízes em saber quem e qual o perfil de cada turista; dos turistas em conhecer a vida nas comunidades, o Brasil genuíno; e para as comunidades em como o grupo irá receber o que elas têm a compartilhar.

Depois do Roteiro, a sensação é de GRATIDÃO e FELICIDADE. Motivo pelo qual compartilhamos essa mensagem de agradecimento.

Desde que surgiu, ainda na idealização, o Roteiro do Barro à Arte trouxe para nós um lado mais humano, em que poderíamos não só ajudar a desenvolver a comunidade do Vale do Jequitinhonha como propiciar a quem desconhece a região, tal vivência, pois as trocas e ganhos existem de todos os lados. As riquezas vão para além do que pode ser mensurado e para nós é sempre uma emoção.

Como define bem uma das mestres ceramistas e amiga, Deuzani dos Santos: “foi realmente uma linda troca de experiências e aprendizado, cheia de emoção. Uma via de mão dupla, em que todos aprendem. As pessoas que nos visitaram tiveram um olhar diferente do de quem está longe. Puderam vivenciar nosso dia a dia, dormir em nossos receptivos, respirar nosso ar e nossa cultura. Aprenderam a nos valorizar”.

Sendo assim, mais uma vez, uma mistura de sentidos, com direito aos sempre deliciosos quitutes, conversas, abraços e artesanatos mineiros – desta vez acompanhados pela presença da curadora de arte Maria Sonia de Pinho, além de nós duas.

Acompanhar os grupos nesta experiência mágica é sempre um grande privilégio e traz sentido a tudo que fazemos. Fazer parte desta comunidade, protagonizada por mulheres simples, fortes e determinadas, ainda que por poucos dias, renova nossa motivação e nos enche de energia para viver.

… É desta forma que podemos nos reconectar com nossas Raízes.

Obrigada Ângela Simões, Helena Dornellas, Christiane Meier, Claudia Maria de Pinho, Gleici Erica Kannenberg, Márcia dos Santos, Regina Thereza Tavares, Reinaldo Elias, às parceiríssimas no desenvolvimento e operação do Roteiro, Jussara Rocha e Mayra Sayuri, às amigas do Vale do Jequi, a quem nos motiva a cada dia, a quem nos fortifica, a quem nos faz crescer!

Marianne Costa e Mariana Madureira