Skip to main content

Amazônia brasileira: como foi viver uma imersão de turismo comunitário que é referência internacional

Conhecimento e vivência nunca são demais. E os últimos dias de abril foram assim, de uma imersão muito transformadora e de aprendizados para a Raízes. Representadas por uma de nossas turismólogas e gestoras, Tauana Costa, participamos do Curso de Multiplicadores em Turismo de Base Comunitária produzido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), em meio a Amazônia brasileira, no Amazonas. O encontro aconteceu entre os dias 25 e 28 do último mês. 

O foco era Planejamento e Gestão em Turismo de Base Comunitária e pudemos aprender sobre as experiências da Pousada Uacari, uma das iniciativas pioneiras de turismo responsável no Brasil e referência mundial. Foram apenas 13 participantes (que passaram por um processo seletivo) de diversas iniciativas pelo Brasil, incluindo membros de comunidades, academia e governo, além de consultorias, agências e operadores de viagem.  

Tauana Costa e Matheus Marques

“O curso teve uma parte teórica na sede do Instituto Mamirauá em Tefé-AM e uma imersão na Pousada Uacari, que fica dentro de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável. Além de ouvir um conteúdo riquíssimo sobre as experiências da pousada ao longo do tempo, tivemos a oportunidade de vivenciar a experiência de estar lá e conversar com as comunidades que moram na reserva e participam da gestão e execução das operações da pousada, além de ter um gostinho do que é a imensidão amazônica”, conta Tauana. 

Dividido em módulos, ele abordou: 

  1. TBC e Ecoturismo: conceituação e as realidades brasileira e amazônica;
  2. A preocupação ambiental nas atividades de TBC e Ecoturismo;
  3. Mudanças sociais e econômicas;
  4. Modelos de gestão e governança;
  5. Técnicas de planejamento e gestão;
  6. Comercialização e promoção;
  7. Visita in loco na Pousada Uacari, com temáticas dos setores de lazer, alimentos & bebidas, hospedagem, gerenciamento e organização comunitária para o turismo. 

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) é uma Organização Social com Contrato de Gestão assinado com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação. Atua no desenvolvimento de pesquisa, monitoramento e extensão, visando a conservação da biodiversidade da Amazônia por intermédio do manejo sustentável e participativo dos recursos naturais, principalmente nas Reservas Mamirauá e Amanã, na região do médio Solimões. 

[Se quiser conhecer mais sobre a trajetória de implementação da Pousada Uacari pelo Instituto Mamirauá, vale baixar o livro que eles escreveram e disponibilizaram para download!] 

Com esse conhecimento absorvido por um exemplo tão rico, esperamos aplicar mais e mais ações em nossos projetos de turismo comunitário, desenvolvimento local e sustentável e geração de renda. Afinal, como já falamos aqui, acreditamos no turismo como uma ferramenta de transformação positiva.